O rodar não é confortável,
mas o motor de 2,5 litros tem boas respostas em baixos regimes e cativa
pelo nível de ruído e vibração
|
Eis
que a Toyota aposta em uma exceção à regra e, para o Hilux básico,
oferece um 2,5-litros com turbocompressor (sem
resfriador de ar) e apenas 102 cv.
Nesse ponto de vista, um retrocesso até em relação ao 3,0 de 116 cv da
geração anterior. Nossa expectativa era por um motor lento, sem brilho,
mesmo que o bom torque em baixa rotação (26,5 m.kgf de 1.600 a 2.400
rpm) fizesse esperar respostas adequadas no uso urbano. Ainda estava em
nossa mente o incômodo do Hilux 1999, com
ínfimos 77 cv. Pois foi uma agradável surpresa pôr este Toyota na
estrada e constatar a serenidade com que trafega. Viajar a 120 km/h não
requer maior esforço do motor, que produz ruído e vibrações contidos e
consome pouco.
É verdade que não há muita reserva de potência, como se nota em uma
"esticada" de marcha: depois de 3.000 rpm o ímpeto se reduz bastante,
enquanto a versão de 3,0 litros e 163 cv continua crescendo até a
rotação máxima, ao redor de 4.500 rpm. Por isso o desempenho do 2,5 em
nossa simulação foi um tanto modesto (veja os resultados abaixo).
Mas esses números não contam como o motor entrega força em baixos e
médios regimes, a ponto de parecer para o motorista que tem algo como
120 cv. Além disso mostra-se bem econômico, um atributo importante em um
carro de trabalho. E, dentro desse perfil, menos potência é até um fator
de segurança quando o veículo é usado por funcionários.
No restante, a
versão básica é parecida com a SRV para quem dirige. Com o devido
cuidado pelos pneus bem mais estreitos, 205/70-16 em vez de
255/70-15, a estabilidade é adequada e o conforto de rodagem não sofre
muito com a cabine simples, pois a distância entre eixos é a mesma — de
qualquer modo, a suspensão traseira já é um tanto dura no Hilux de
cabine dupla. O câmbio é macio, a direção tem peso correto e os freios
atuam bem. Já a falta de ABS, ao menos nas rodas traseiras, pode ser um
problema em piso molhado com o picape descarregado. A concorrência traz
esse item de segurança de série. Continua |