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Furgão aventureiro

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Derivado de um veículo de carga, o Doblò Adventure traz ar
robusto e motor 1,8 para tentar competir com o EcoSport

Reportagem: Luís Perez - Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Como tentar participar de um segmento em que uma marca concorrente obteve grande êxito, quando não se tem um veículo semelhante em seu portifólio? Foi o que a Fiat se questionou diante das boas vendas do EcoSport. Embora oferecesse a Palio Adventure, que atende em parte ao mesmo público, algo diferente precisava ser oferecido aos mais interessados no jeito fora-de-estrada que nas aptidões fora-de-estrada propriamente ditas. Surgiu assim o Doblò Adventure.

Não é a primeira vez em que um furgão de passageiros (como o BCWS define esse tipo de veículo; saiba mais) se volta ao estilo todo-terreno: a Renault produz na Europa o Kangoo até com tração integral. No Brasil, porém, o novo Doblò representa mais uma proposta inédita da Fiat, que vem se somar às versões já conhecidas. "Somos os pioneiros em lançar um veículo 4x2 com características de off-road", disse Lélio Ramos, diretor comercial da empresa. Outra novi
dade é a inclusão do motor 1,8-litro nacional, de origem GM, em sucessão ao 1,6 de 16 válvulas importado.

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Estribos, pára-choque simulando quebra-mato, pneus largos, proteções
nos pára-lamas: a aparência fora-de-estrada caiu bem ao Doblò

Líder folgado do segmento, do qual detém 75%, o Doblò — se não pode ser chamado de bonito — ganhou um ar interessante nesta versão. A altura em relação ao solo foi aumentada em 6 cm (passando a 22,3 cm, mais que no EcoSport e em outros utilitários), tanto pela suspensão quanto pelos pneus, Bridgestone Dueler A/T,  de medida 205/70-15. Projetados para uso misto cidade/campo (50% cada, segundo o fabricante), têm desenho voltado à tração na terra, não sendo pneus apenas para asfalto como no carro da Ford.

O pára-choque dianteiro tem faróis auxiliares de longo alcance, que se somam aos de neblina, e um formato protuberante que simula um quebra-m
ato. Ao contrário da Palio e do Strada Adventure, o Doblò não traz o equipamento, tão perigoso em atropelamentos e colisões; O fabricante afirma que isso foi uma "evolução", uma vez que, embora não exista legislação específica no Brasil, há restrições ao uso do acessório em outros países, o que pode chegar ao Brasil.

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Seguindo o mesmo conceito do Kangoo 4x4 da Renault francesa, o
Adventure não tem concorrentes por aqui: seu alvo é mesmo o EcoSport

Os pára-lamas estão mais salientes, com proteções, e há revestimentos laterais para proteger a carroceria. Estribos laterais e uma chapa de alumínio antiderrapante no pára-choque traseiro facilitam o acesso ao bagageiro no teto, de série. Também na traseira vem o estepe, fixado à tampa com trava de segurança. Por dentro, as novidades se resumem ao revestimento dos bancos e aos instrumentos, com grafia em amarelo e o logotipo Adventure, também aplicado às rodas de alumínio e aos adesivos nas laterais traseiras.  Continua

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Data de publicação: 23/9/03

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