A nova raposa (fox em inglês)
da VW não tem pneus adequados para a lama, mas o vão livre e a robustez
da suspensão parecem suficientes para alguma diversão |
Ao
volante
A apresentação do CrossFox à imprensa, entre Guarulhos e Campos do
Jordão, SP, envolveu rodovia plana, serra e um percurso fora-de-estrada
na estância turística paulista. Ao assumir o posto do motorista, a
primeira sensação: que carro alto! A posição já elevada do Fox
acentuou-se nesta versão, deixando-o parecido com um utilitário esporte
— pelo menos nesse aspecto.
Logo ao sair, nota-se certa preguiça em ganhar velocidade, pela largura
exagerada dos pneus. Um carro desse porte e peso jamais precisaria de
205 mm de seção, a não ser por questão estética. Os "sapatos", aliás,
são comuns de asfalto e não do tipo cidade/campo, usado pela Fiat em sua
linha Adventure. Na primeira esquina, a espessa e perigosa coluna
esquerda do pára-brisa, já bem conhecida do Fox, mostra-se ainda mais
ameaçadora, já que o motorista está mais alto e enxerga o tráfego por
sua seção inferior, mais larga. Ah, por que não fizeram um CrossPolo?
No uso urbano, a não ser pela altura, o rodar lembra o do Fox, mas os
buracos são absorvidos pelos grandes pneus com mais tranqüilidade,
enquanto as lombadas parecem menores a bordo do CrossFox. Por outro
lado, fica a impressão de que a suspensão está ainda mais dura do que na
versão original, o que afeta o conforto em pisos irregularidades, tão
comuns por aqui. A mesma firmeza o deixa desagradável em estradas com
ondulações, onde o movimento longitudinal da carroceria (para frente e
para trás) é claramente transmitido aos ocupantes, que se sentam bem
altos. Um bom convite a enjôos... A nota positiva é que, tomando as
curvas com vigor, seu comportamento é sadio, sem balançar ou transmitir
insegurança. As "patas" são bem aderentes e é difícil encontrar seu
limite.
O trecho fora-de-estrada era dos mais leves, com terra e algumas poças
de lama, mas serviu para apontar algumas limitações. Se o vão livre é
suficiente para esse tipo de uso, há o problema da tração: acelerar ao
passar pela lama gera patinação instantânea de uma das rodas, sinal de
que os pneus já perderam aderência. Para dar ao CrossFox condições
razoáveis como um fora-de-estrada, seria preciso dotá-lo de
diferencial autobloqueante e pneus de
uso misto, mas estes últimos trariam perdas em conforto, estabilidade e
vida útil que não parecem interessar.
Quanto isso vai custar quando estiver à venda, na segunda quinzena de
abril? A partir de R$ 39.712, valor que a VW divulga como o menor do
segmento, pensando no EcoSport 1,6 (R$ 42,8 mil em versão XL, R$ 44 mil
em XLS e R$ 48,1 mil em XLT) e na Palio Adventure 1,8 (R$ 46,3 mil). Só que o
ar-condicionado — de série na perua da Fiat — é opcional no VW, a
exemplo do Ford.
Os equipamentos de série do CrossFox incluem direção assistida, quatro
faróis auxiliares, rodas de alumínio, banco do motorista com ajuste de
altura, preparação para áudio e terceira luz de freio. Pode receber
ainda controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores, alarme
comandado a distância, volante com ajustes de altura e profundidade,
bolsas infláveis frontais, rádio/toca-CDs com comandos no volante,
sistema antitravamento de freios (ABS), aquecimento e bancos de couro.
Está aí, portanto, mais um carrinho de suspensão alta que não serve para
aventuras nas trilhas, mas traz a robustez no uso urbano e o jeito
valente que muitos procuram nesse tipo de veículo. Se as desvantagens
trazidas por suas diferenças não constituírem problema, pode ser a opção
certa. |
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote,
2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 76,5 x 86,9 mm. Cilindrada:
1.598 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência
máxima: 101 cv (gasolina) e 103 cv (álcool) a 5.750 rpm. Torque máximo: 14,3 m.kgf
(gasolina) e 14,5 m.kgf (álcool) a 3.250
rpm. |
CÂMBIO -
manual, 5 marchas; tração dianteira. |
FREIOS - dianteiros
a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento
(ABS) opcional. |
DIREÇÃO - de pinhão
e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO -
dianteira, independente McPherson, estabilizador;
traseira, eixo de torção. |
RODAS
- 6 x 15 pol, pneus 205/60 R 15. |
DIMENSÕES -
comprimento, 4,092 m; largura, 1,689 m; altura, 1,639
m; entreeixos, 2,469 m; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas,
260 a 353 l (conforme ajuste do banco traseiro); peso, 1.115 kg. |
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gasolina |
álcool |
Velocidade
máxima |
175 km/h |
177 km/h |
Acel. 0 a 100 km/h |
11,0 s |
10,8 s |
Consumo
em cidade |
11,3 km/l |
7,6 km/l |
Consumo
em estrada |
16,6 km/l |
11,0 km/l |
Dados
do fabricante |
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