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Raposa (não muito) selvagem

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Sem grande aptidão para o fora-de-estrada, o CrossFox agrada
pelo jeito robusto, mas tem desvantagens a se considerar

Texto: Fabrício Samahá - Fotos do autor e de divulgação
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Quebra-mato, estribos, barras no teto, estepe externo, grandes pneus: elementos para um estilo fora-de-estrada

Desde que a Ford encontrou, com seu EcoSport, um sucesso expressivo como poucos esperavam, outros fabricantes têm corrido atrás para oferecer produtos de alguma forma semelhantes em proposta. Da parte da Volkswagen, uma resposta foi esboçada ainda em 2003, por ocasião do lançamento do Fox, quando sua versão com estilo fora-de-estrada — o CrossFox — foi exibida à imprensa em fase conceitual. Levada no ano passado ao Salão do Automóvel de São Paulo, a proposta agradou ao público e agora, seis meses depois, chega ao mercado.

Antes que o leitor do BCWS, bom conhecedor do mercado, estranhe a comparação de um utilitário esporte legítimo — o EcoSport — a um carro pequeno com suspensão elevada, vale citar uma informação da VW: a de que 61% dos participantes de sua pesquisa de opinião (clínica) indicaram o modelo da Ford como principal concorrente do CrossFox, seguido pela Palio Adventure, com 34%. Portanto, aos olhos do público comum, parece que esses bichos tão diferentes serão vistos como rivais.

Para criar o novo membro da família a VW não precisou ser muito criativa. Começou com a elevação da suspensão em 31 mm, que se soma a pneus maiores (205/60-15 em vez de 195/55-15 do Fox Sportline) para chegar a um aumento de 53 mm na altura de rodagem. Continuou pelos adereços fora-de-estrada, como quebra-mato integrado ao pára-choque dianteiro, faróis de longo alcance (em adição aos de neblina), estribos, barras no teto (racks) e defletor traseiro. E chegou à montagem externa do estepe, junto à tampa traseira, solução que parece ter dado um bom trabalho ao fabricante.

Como a quinta porta do Fox tem abertura para cima, e não para o lado como a do EcoSport, montar o estepe na tampa seria impraticável. A VW optou então por uma estrutura articulada, presa ao lado esquerdo da traseira, que deve ser aberta para o acesso à tampa. Um mecanismo mantém o estepe afastado a 90° e preso por uma trava, que deve ser liberada após o fechamento da porta. E aí surgem os problemas. Continua

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Data de publicação: 31/3/05

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