> O
funcionamento suave do motor 1,6 da Toyota tem dois segredos em
comparação ao 1,8: curso dos pistões 10 mm menor e bielas 5 mm
mais longas. Enquanto no motor maior o curso de 91,5 mm e as
bielas de 146,65 mm resultam em
relação r/l algo desfavorável (0,312), no de menor
cilindrada o curso é de 81,5 mm e as bielas medem 151,65 mm,
para r/l de 0,268, bem abaixo do limite convencionado de 0,3. |
> O ideal não
seriam as bielas do 1,6 no 1,8? Certamente, pois a relação
baixaria para 0,301, mas é preciso considerar os limites
dimensionais do bloco, em que muitas vezes essa combinação não
cabe. Como analogia, a Volkswagen alemã teve de aumentar a
altura do bloco de seu 2,0-litros em 15 mm, para acomodar bielas
mais longas na mesma medida, mas acabou por reverter a operação
no Golf de quarta geração (o lançado em 1997), provavelmente
pelo limite de altura sob o capô. |
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> Um dos
destaques dos dois motores é o
variador de fase VVT-i (na ilustração), sigla para Variable
Valve Timing - Intelligent, ou tempo de abertura de válvulas
variável inteligente. Não se trata de um
comando de válvulas variável
com cames adicionais, como o VTEC da Honda, mas tem sua
eficácia. A árvore de comando das válvulas de admissão (e apenas
essa) tem sua atuação antecipada ou retardada, de modo gradual,
de acordo com a rotação e a abertura do acelerador (carga),
entre outros. |
> O Corolla
nacional de segunda geração é mais um modelo que adotou o eixo
de torção — sistema simples e consagrado — como suspensão
traseira, que era independente do tipo McPherson no modelo
anterior. Outros que passaram a esse tipo de eixo foram Clio (em
1999), Escort (em 1992), Stilo (em relação ao Brava) e 307 (em
comparação ao 306). Embora funcione a contento, o eixo de torção
é tecnicamente inferior aos sistemas independentes de alguns
concorrentes, como multibraço (Focus, Vectra), de braços
sobrepostos (Civic) e de braço arrastado (Marea). |
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MOTOR - transversal,
4 cilindros em linha; bloco e
cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote com variador de
fase, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 79 x 81,5 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 110 cv a
6.000 rpm. Torque máximo: 14,9 m.kgf a 4.400 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações:
1) 3,545;
2) 1,904; 3) 1,31; 4) 0,969; 5) 0,815; diferencial, 4,312. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 255 mm ø;
traseiros a disco, 258 mm ø. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, ND. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal, estabilizador. |
RODAS
- 6 x 14 pol; pneus, 185/70 R 14 H. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,53 m; largura, 1,705 m; altura, 1,485 m; entreeixos,
2,6 m; bitola dianteira, 1,48
m; bitola traseira, 1,46 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas,
437 l; peso, 1.105 kg. |
ND = não disponível |
Dados não divulgados
pelo fabricante |
Garantia, 3 anos sem limite de
quilometragem; rede de concessionárias, 84; informações de
fábrica, 0800 7030206. |
Ano-modelo, 2004;
pneus, Pirelli P6000; quilometragem inicial, 3
km. |
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