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O desempenho do motor 1,6 com variador de fase é uma grata surpresa, movendo o XLi com facilidade e baixo consumo. A versão não é a mais vendida do Corolla, mas demonstra um conjunto muito equilibrado

A não ser pela falta das bolsas infláveis, que os concorrentes oferecem, a dotação de itens de segurança é boa: retrovisores grandes e convexos, terceira luz de freio, faróis eficientes com duplo refletor (que o Civic e o Focus só ganharam na linha 2004), repetidores de luzes de direção nos pára-lamas, freios a disco nas quatro rodas. O porta-malas tem boa capacidade, 437 litros, apesar do lamentável acabamento interno da tampa, com fios e encaixes fartamente à mostra.

Embora não seja a versão mais vendida do Corolla — é a XEi, com cerca de 60% de participação, contra 20% desta e da SE-G —, a XLi mostra um conjunto equilibrado e que satisfaz como carro familiar, em especial o desempenho do motor 1,6. Com a oferta de alguns poucos itens que julgamos essenciais, o mais barato Toyota brasileiro ficaria ainda mais competitivo em um segmento onde não faltam boas opções.

Comentário técnico
> O funcionamento suave do motor 1,6 da Toyota tem dois segredos em comparação ao 1,8: curso dos pistões 10 mm menor e bielas 5 mm mais longas. Enquanto no motor maior o curso de 91,5 mm e as bielas de 146,65 mm resultam em relação r/l algo desfavorável (0,312), no de menor cilindrada o curso é de 81,5 mm e as bielas medem 151,65 mm, para r/l de 0,268, bem abaixo do limite convencionado de 0,3.
> O ideal não seriam as bielas do 1,6 no 1,8? Certamente, pois a relação baixaria para 0,301, mas é preciso considerar os limites dimensionais do bloco, em que muitas vezes essa combinação não cabe. Como analogia, a Volkswagen alemã teve de aumentar a altura do bloco de seu 2,0-litros em 15 mm, para acomodar bielas mais longas na mesma medida, mas acabou por reverter a operação no Golf de quarta geração (o lançado em 1997), provavelmente pelo limite de altura sob o capô.

> Um dos destaques dos dois motores é o variador de fase VVT-i (na ilustração), sigla para Variable Valve Timing - Intelligent, ou tempo de abertura de válvulas variável inteligente. Não se trata de um comando de válvulas variável com cames adicionais, como o VTEC da Honda, mas tem sua eficácia. A árvore de comando das válvulas de admissão (e apenas essa) tem sua atuação antecipada ou retardada, de modo gradual, de acordo com a rotação e a abertura do acelerador (carga), entre outros.
> O Corolla nacional de segunda geração é mais um modelo que adotou o eixo de torção — sistema simples e consagrado — como suspensão traseira, que era independente do tipo McPherson no modelo anterior. Outros que passaram a esse tipo de eixo foram Clio (em 1999), Escort (em 1992), Stilo (em relação ao Brava) e 307 (em comparação ao 306). Embora funcione a contento, o eixo de torção é tecnicamente inferior aos sistemas independentes de alguns concorrentes, como multibraço (Focus, Vectra), de braços sobrepostos (Civic) e de braço arrastado (Marea).
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote com variador de fase, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 79 x 81,5 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 110 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 14,9 m.kgf a 4.400 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,545; 2) 1,904; 3) 1,31; 4) 0,969; 5) 0,815; diferencial, 4,312.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 255 mm ø; traseiros a disco, 258 mm ø.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, ND.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal, estabilizador.
RODAS - 6 x 14 pol; pneus, 185/70 R 14 H.
DIMENSÕES - comprimento, 4,53 m; largura, 1,705 m; altura, 1,485 m; entreeixos, 2,6 m; bitola dianteira, 1,48 m; bitola traseira, 1,46 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 437 l; peso, 1.105 kg.
ND = não disponível
Desempenho
e consumo
Dados não divulgados pelo fabricante
Garantia
e assistência
Garantia, 3 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 84; informações de fábrica, 0800 7030206.
Dados do carro
avaliado
Ano-modelo, 2004; pneus, Pirelli P6000; quilometragem inicial, 3 km.

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