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Topo de linha da Toyota, o Camry evolui bastante, chega
muito bem-equipado e promete agitar a categoria

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação
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O "Fator J", o ar de carros japoneses, está bem presente no desenho da sexta geração, que substitui o líder de vendas entre os automóveis nos Estados Unidos

A Toyota lançou nesta terça-feira, com início imediato de vendas, a nova geração — a sexta — de seu médio-grande Camry, lançado mundialmente em março, depois de uma avant-première no Salão de Detroit, em janeiro. Chega já como modelo 2007 por R$ 163.072 e vem disputar mercado com outros importados de grande porte e motor de seis cilindros, como Chevrolet Omega, Honda Accord, Peugeot 407 e Citroën C5. Um mercado pequeno, que deve registrar apenas 7.400 unidades este ano segundo a Toyota, mas nem por isso menos disputado. A previsão é vender 50 veículos por mês. O modelo é produzido no Japão.

O comprimento de 4,81 metros foi mantido, mas o entreeixos cresceu 5,5 cm, de 2,72 para 2,775 m. A altura diminuiu ligeiramente, de 1,50 m para 1,48 m, mas houve ganho de 2,5 cm na largura. O resultado é um interior ainda mais espaçoso longitudinal e lateralmente, aliado a uma atmosfera arejada e aconchegante. As linhas ficaram mais joviais e deverão agradar, tanto aqui como no principal mercado do Camry, os Estados Unidos, do qual é líder — picapes à parte — e onde já foram vendidas mais de 6,5 milhões de unidades. As linhas, segundo a Toyota, incorporam o que chama de "Fator J", que é o ar indiscutível de automóvel japonês. Desde a primeira geração, de 1982, já são mais de 10 milhões do modelo no mundo. O nome é derivado de kammuri, coroa em japonês.

Conforto é mesmo a ordem-do-dia no Camry, a começar pelo ar-condicionado digital em duas zonas na dianteira e saída individual com dois difusores para a traseira. Os encostos do banco de trás, nas seções extremas (dividido 40-20-40), têm ajuste de inclinação num campo de 8°, um detalhe raro em sedãs. O sistema de áudio, com disqueteira para seis discos no painel e leitura de MP3 e WMA, traz nova tecnologia psicoacústica, que proporciona sensação de o som vir do alto apesar de os alto-falantes dianteiros estarem nas portas, embaixo. A antena é embutida no pára-brisa.

Há um novo sistema de purificação do ar chamado Plasmacluster, um gerador de íons (átomos) positivos e negativos por meio de descarga elétrica. Os íons atingem o habitáculo e se aglutinam às moléculas d'água que, por sua vez, vão procurar as micropartículas e germes e neutralizá-los. No processo, odores são eliminados e o ar é purificado. Os íons negativos conferem frescor ao ar, que se torna semelhante ao da natureza. Odores fortes como de cigarro são eliminados. Continua

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Data de publicação: 21/6/06

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