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Mais áspero   O motor 1,4 de duas válvulas por cilindro dá conta do recado, embora não tenha o brilho das unidades de 16 válvulas da marca. O carro avaliado estava com etanol no tanque e pôde-se perceber ligeira aspereza sob aceleração, indicação de curva de avanço de ignição no limite visando a maior elasticidade possível. Teria sido interessante comparar com outro veículo abastecido com gasolina, mas no motor 1,6 da marca a menor suavidade com álcool também já fora percebida.

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O preço subiu com o motor flexível, mas um ganho
de potência ocorre mesmo ao usar gasolina

Como a potência máxima ocorre a 5.250 rpm, a 5.600-5.800 rpm percebe-se que não adianta insistir muito mais, como numa ultrapassagem, sendo aconselhável passar para a marcha superior, embora o corte de rotação seja a elevadas 6.500 rpm. Mas no geral o desempenho é adequado para as várias situações de tráfego e tem tudo para satisfazer o grande público. O C3 como um todo é muito agradável, em especial o volante e o sistema de direção perfeitos, pois a assistência elétrica reduz-se em degraus definidos à medida que a velocidade aumenta.

Agradam também o fim de curso do acelerador com batente metálico, definido, e o comportamento em curva. A 120 km/h indicados o motor está a 3.500 rpm: bom por um lado (ruído e consumo), mas ruim por outro, pois indica um resultado final algo longo. A 171 km/h de velocidade máxima declarada com gasolina (173 km/h com etanol), o motor estaria a 5.000 rpm, sem atingir a rotação de potência máxima. Um arranjo 4+E, com velocidade máxima em quarta, melhoraria tudo.

A aceleração é compatível com a cilindrada do motor (1.360 cm³) e o peso de 1.010 kg (contribui o bloco do motor de alumínio), sendo possível ir de 0 a 100 km/h em 12,1 ou 12,0 segundos, gasolina e álcool. A Citroën, a exemplo de outros fabricantes, não informa o consumo de combustível conforme normas técnicas. Usando etanol, o tanque de 47 litros certamente obrigará a visitas algo freqüentes aos postos de abastecimento. A única diferença externa no 1,4 Flex é o logotipo sob o emblema C3 da traseira. Continua, infelizmente, a falta da faixa degradê no pára-brisa, algo que fábrica devia se preocupar em resolver o quanto antes, pois é de fácil solução e nosso mercado gosta.

A nova versão chega num momento inadequado, em que o preço do etanol está num patamar tal que desestimula seu uso. Mas, filosoficamente, parece tudo certo: é um bom carro a gasolina que pode queimar álcool... e que ganhou um pouco de potência. Se em 2005 o C3 vendeu 64% mais que no ano anterior, chegando a 12.795 unidades no varejo, e só com meio ano de motor 1,4-litro disponível, tudo indica que a Citroën tem a melhor das perspectivas em relação a sua nova versão flexível, que se junta à de 1,6 litro.

Com ar fora-de-estrada
A próxima novidade na linha C3 — entre maio e junho — é a versão XTR, com equipamentos que trazem um ar fora-de-estrada. Um protótipo já havia sido apresentado no Salão do Automóvel de 2004. A caracterização visual deve seguir a do equivalente europeu, mas a altura de rodagem será a mesma do C3 normal, que para vir para o Brasil já teve a suspensão elevada em 30 mm (a diferença entre o C3 comum e o XTR na França).
Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 75 x 77 mm. Cilindrada: 1.360 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 80 cv (gas.) e 82 cv (álc.) a 5.250 rpm. Torque máximo: 12,6 m.kgf a 3.250 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência elétrica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 15 pol; pneus, 185/60 R 15 (opcionais).
DIMENSÕES - comprimento, 3,85 m; largura, 1,667 m; altura, 1,533 m; entreeixos, 2,46 m; capacidade do tanque, 47 l; porta-malas, 305 a 1.155 l (banco rebatido); peso, 1.010 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 171 km/h (gas.) e 173 km/h (álc.); aceleração de 0 a 100 km/h, 12,1 s (gas.) e 12,0 s (álc.).
Dados do fabricante; consumo não disponível

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