Best Cars Web Site

Símbolo de excelência

Clique para ampliar a imagem

O BMW 550i Sport mostra como é rodar em grande estilo
e sentir, todo o tempo, o gosto do Primeiro Mundo

Texto: Bob Sharp - Fotos: Fabrício Samahá e Gino Brasil

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O polêmico projetista Chris Bangle tem no Série 5 um de seus desenhos mais aprovados, com linhas ousadas e a nosso ver muito atraentes; o pacote M deste 550i envolve defletores, saias e as belas rodas de 18 pol

Qualquer que seja o aspecto considerado em um automóvel, modelos de alta linhagem sempre causam impacto em quem os vê e, em especial, em quem os dirige. E não precisa ser um fulgurante exótico ou raro esportivo. É caso do carro que o Best Cars escolheu para dividir com os leitores a celebração de seu nono aniversário: BMW 550i, um sedã de quatro portas da tradicional marca sediada na Bavária, no sul da Alemanha.

Com o novo motor V8 de 4,8 litros (não 5,0 como a designação faz supor) e 367 cv, é a intermediária das três versões do Série 5 oferecidas no Brasil. As outras são o 530i, com o seis-cilindros de 3,0 litros e 258 cv, e o feroz M5, com um V10 de 5,0 litros e 507 cv. Disputa mercado com o Audi A6 de 4,2 litros e 335 cv, único com tração integral (preço sugerido de R$ 392.600), e o Mercedes-Benz E 500 de 5,0 litros e 306 cv (R$ 380.000 em acabamento Avantgarde). Todos V8, numa disputa de gente grande nos cinco continentes.

O carro avaliado inclui o pacote esportivo que inclui volante multifuncional, conjunto aerodinâmico (defletores atrás e na frente e saias laterais), rodas de 18 pol com pneus 245/40 e a suspensão mais baixa e firme. E não custa pouco: R$ 401.000, com a pintura metálica, ante R$ 387.000 da versão "básica". O resultado é um automóvel que marca sua presença em qualquer velocidade, acentuada pela cor verde e o interior bege claro da unidade avaliada.

Falando de velocidade, o 550i chega a "apenas" 250 km/h, mas poderia ir a mais de 280 km/h não fosse um acordo de cavalheiros entre a BMW, a Mercedes-Benz e a Audi, que limita a velocidade de seus veículos (a Porsche, muito esperta, não aderiu ao acordo). Pneus o 550i tem para isso, de classificação Y, bons para 300 km/h. A limitação, embora incomode um pouco por questão de princípio, não impede que se tenham as melhores sensações ao dirigir este BMW.

O motor é de um primor que empolga. Produz 367 cv a 6.300 rpm com uma suavidade absoluta. Responde ao acelerador como se estivesse ali, de guarda, para atender à vontade de seu mestre, o motorista. O torque máximo de 49,9 m.kgf aparece a apenas 3.400 rpm e torna o motor bem desperto até nas rotações mais baixas. Um show de engenharia, para o que concorrem os sistemas Valvetronic e Duplo Vanos (saiba mais sobre técnica). Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 28/10/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade