O raio X do Q7, do motor V8
com injeção direta e da suspensão a ar com controle eletrônico:
sofisticação
O Side Assist alerta o
motorista no caso de outro veículo se aproximar e pisca caso o Q7 esteja
com a seta ligada
No breve percurso
fora-de-estrada, o utilitário mostrou boa capacidade de tração e vão
livre bastante adequado |
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Outro ponto alto desse Audi é a suspensão com molas pneumáticas (a
ar) e altura regulável, de modo a ajustar o vão livre do solo entre
165 e 240 mm (no Touareg chega a 300 mm). Pela central MMI e sua
tela no painel, o motorista escolhe entre cinco opções: modos
dinâmico, automático e conforto (do mais firme ao mais macio),
programa fora-de-estrada (com 25 mm a mais que o nível normal,
podendo ser usado até 100 km/h) e a posição de altura máxima (Lift).
Pode-se também rebaixar a traseira por um simples comando, para
fácil carregamento do compartimento de bagagem.
Infelizmente, pouco desse completo aparato pôde ser avaliado pelos
jornalistas, pois a Audi limitou a condução do Q7 a um trecho
fora-de-estrada severo, com desníveis acentuados. Foi possível, de
qualquer modo, constatar o elevado conforto de rodagem, que não
chega a se perder no modo Lift da suspensão — os ruídos de pancadas
dos pneus contra o solo, porém, sinalizam que nessa posição o
amortecimento é bem mais firme que no modo fora-de-estrada. Trechos
irregulares em subida mostraram a boa capacidade de tração, embora o
piso estivesse seco, e os obstáculos na transversal puseram à prova
o vão livre do solo e o curso das suspensões.
Na prática, essa demonstração de capacidade fora-de-estrada não fará
muita diferença para o público-alvo do utilitário esporte, que em
geral busca um veículo confortável e imponente para o uso em asfalto
ou, quando muito, em acessos a sítios. Por isso, teria sido
essencial a Audi propiciar uma avaliação em condições mais usuais —
o que talvez não tenha sido possível com os carros disponíveis,
emplacados na Alemanha.
Mesmo sem exibir suas credenciais, o Q7 deixou ótima impressão. É
claramente uma versão mais refinada do Touareg, com ganhos em
espaço, luxo e potência, além de um emblema de grande prestígio e um
pacote de soluções de tecnologia invejável. A espera de tantos anos
por um utilitário esporte da Audi foi certamente compensadora. |
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MOTOR
- longitudinal, 8 cilindros em V; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 84,5 x 92,8 mm.
Cilindrada: 4.163 cm3. Taxa de compressão: 12,5:1. Injeção direta. Potência máxima:
350 cv a 6.800 rpm. Torque máximo:
44,9
m.kgf a 3.500 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 6 marchas; tração integral permanente. |
FREIOS
- dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira e traseira, independente, braços sobrepostos. |
RODAS
- 8,5 x 19 pol; pneus, 265/50 R 19; opcionais 9 x 20 pol, 275/45 R
20. |
DIMENSÕES
- comprimento, 5,086 m; largura, 1,983 m; altura, 1,737 m;
entreeixos, 3,002 m; capacidade do tanque, 100 l; porta-malas, 330
l (com 7 lugares) e 775
l (com 5 lugares); peso, 2.240 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 248 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 7,4 s. |
Dados do fabricante; consumo
não disponível |
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