Best Cars Web Site

Cirurgia de sucesso

Clique para ampliar a imagem

O Audi A4 aparece renovado no estilo, pelas mãos de
Walter de'Silva, mas sem o motor V6 de injeção direta

Texto: Paulo César Martins - Fotos: divulgação

 A linha Audi A4 é como uma modelo que se sabia bonita, mas andava um pouco insatisfeita com o visual e preocupada com a concorrência das remoçadas Mercedes-Benz (Classe C) e BMW (Série 3). Portanto, era aconselhável marcar consulta com o renomado "cirurgião plástico" Walter de'Silva para uns retoques. O Pitanguy italiano caprichou e a nova versão do A4, lançada oficialmente no Rio de Janeiro, é de fato um primor. Pode desfilar pela sofisticada orla marítima da Barra da Tijuca até a Prainha, point das mais belas surfistas da cidade, sem ostentar estrias, celulites ou complexo de inferioridade.

O detalhe que mais chama atenção no novo visual é a comissão de frente: a grade em formato trapezoidal, como a da também remoçada série A6, do A8 com motor W12 e do A3 Sportback. Como tudo que é novo, será questão de (pouco) tempo para os mais puristas se acostumarem com a novidade — inspirada no supercarro conceitual Nuvolari, do mesmo artesão De'Silva —, que deu um ar encorpado ao carro e aspecto mais esportivo.

Destacam-se também exclusivos conjuntos ópticos e as grandes entradas de ar no pára-choque, que se integram perfeitamente ao harmonioso conjunto. Na lateral, De'Silva esmerou-se em "lipoaspirar" tudo o que fosse esteticamente desnecessário e o resultado merece aplausos. O novo A4 parece que foi a uma academia de ginástica, ganhou músculos e teve sua linha de cintura elevada em direção às janelas e à traseira. Reforçam essa sensação os pára-lamas e montantes das portas arredondados.

O mesmo cuidado estético sobressai na traseira, com lanternas integradas ao formato horizontal e encorpado da nova versão. A impressão de que o carro cresceu não é, por outro lado, apenas sensorial. O A4 tem agora mais 38 milímetros (sedã) e 41 milímetros (Avant) em relação ao anterior. O porta-malas do automóvel está 15 litros maior.

Internamente, a nova linha também chega para agradar: o revestimento, de bom gosto, usa couro com detalhes no painel e nas portas em material sintético, que lembra madeira, ou em alumínio. O desenho central do volante mostra o esmero do desenhista — ali foi aplicado um elemento que envolve os quatro aros da marca Audi e remete à lembrança para a grade trapezoidal. A posição para dirigir é bem confortável. Continua

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Faróis e lanternas de aspecto imponente, grade ampla em destaque na frente: o A4 ganhou personalidade com um desenho geral inspirado no A6

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 17/2/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados