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Importada, a segunda geração do Audi A3 chega bem mais
cara, mas cativa o motorista e traz um câmbio sem igual

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: André Larangeira/divulgação
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Mesmo com a ampla grade dianteira e um ar familiar, o novo Sportback é facilmente reconhecido como um A3

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Rodas de 17 pol com pneus 225/45 e faróis de xenônio são de série na versão turbo de 2,0 litros e 200 cv

Depois de quase 10 anos de mercado nacional, dos quais sete com fabricação em São José dos Pinhais, PR, o Audi A3 como conhecemos saiu de linha no dia 31 de agosto. Em seu lugar, apresentado à imprensa no mesmo dia, chega a segunda geração importada da Alemanha, onde foi lançada em 2003 com três portas e no ano seguinte com cinco — versão denominada Sportback. Desta vez a diferença não se restringe ao número de portas: a metade traseira assume desenhos bem distintos em cada versão, a exemplo do que ocorre na Europa com Fiesta, Corsa e Stilo, entre outros.

Embora seja o mais esportivo e atraente, o três-portas representará parcela mínima das importações (apenas 5%) e virá em uma só opção, com o conhecido motor de 1,6 litro, duas válvulas por cilindro, 102 cv e 15,1 m.kgf associado ao câmbio manual de cinco marchas, com preço sugerido de R$ 99.850. Com a mesma mecânica o Sportback sai a R$ 110.900 e deve responder por 40% das vendas, estima a Audi. A opção pelo 1,6 já conhecido, em vez da versão com injeção direta e 115 cv vendida na Europa, deve-se certamente ao fator custo, embora os preços sejam um tanto salgados mesmo sem ele.

O motor "quente" da linha, com participação prevista de 55%, será oferecido somente no cinco-portas: o inédito 2,0-litros com turbocompressor, quatro válvulas por cilindro e injeção direta, que desenvolve 200 cv e 28,5 m.kgf. Com câmbio manual de seis marchas o carro custa R$ 138.621, e com o novo manual automatizado S-tronic, R$ 145.467 — não há caixa automática, portanto, embora esta possa operar como tal. Com os opcionais teto solar (R$ 8.880) e sensor auxiliar de estacionamento traseiro (R$ 2.340), o A3 de topo vai a R$ 156.687. É possível adicionar ainda bolsas infláveis laterais traseiras, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, sistema de áudio Bose e faróis autodirecionais.

O antigo A3 1,6 de três portas saía por R$ 66.900, e o 1,8 turbo de 180 cv com cinco portas e câmbio automático Tiptronic, a R$ 102.300. Portanto, os aumentos são de mais de 40%, mas é preciso lembrar que agora incide o Imposto de Importação (35%). Nota-se uma lacuna em termos de potência na nova oferta, que deve ser preenchida no futuro pelo motor 2,0 de aspiração natural e 150 cv já oferecido no Volkswagen Passat. Também é esperado aqui o S3, o esportivo de 265 cv com tração integral.

Será fácil reconhecer o A3 ao ver o Sportback: há grande familiaridade com a geração anterior, com formas que transmitem solidez, como a elevada linha de cintura. As lanternas traseiras lembram um pouco as do A4 e, como em todo Audi atual, a grade dianteira estabelece ligação visual com a entrada de ar inferior, o que tem servido bem como elemento identificador da marca. O Cx é apenas mediano, 0,33. O novo cinco-portas mede 13 centímetros a mais em comprimento e 7 cm a mais na distância entre eixos que o anterior, embora o três-portas tenha crescido só 5 cm de ponta a ponta. Continua

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Data de publicação: 4/9/06

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