Best Cars Web Site

O 307 "mercosulizado"

Clique para ampliar a imagem

Começou importado da França em 2002, agradou e agora é
fabricado na Argentina, com opção de câmbio automático

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação

Dois anos depois do início de vendas do modelo francês, começa a produção do Peugeot 307 hatchback na região do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Fabricado na Argentina, no município de El Palomar, a 45 quilômetros de Buenos Aires, tem agora quatro versões, todas apresentadas à imprensa nesta quinta-feira (27/5), em Búzios, RJ: Feline e Rallye, com motor 2,0-litros de 138 cv e câmbio automático opcional, e Presence e Presence Pack, com o 1,6-litro de 110 cv e caixa manual apenas. As vendas começam em 13 de junho.

A caixa automática é a mesma AL4, de quatro marchas e que permite trocas seqüenciais, utilizada pelo Grupo PSA nos Citroëns C5, C8 e agora na Xsara Picasso. A Peugeot espera que ela responda por 60% das vendas das versões 2,0, enquanto a perua 307 SW (que permanece vindo da França) o terá em 80% das unidades, a partir de julho — o lançamento da Toyota Fielder parece ter surtido efeito rápido.

O Rallye automático, que o BCWS dirigiu do Rio de Janeiro a Búzios (190 quilômetros), chega por R$ 56.500. As demais versões custam: Presence, R$ 43.950, Presence Pack, R$ 45.950, Feline manual, R$ 50.650, Feline automático, R$ 55.400, e Rallye manual, R$ 51.750. Houve redução média de 6% em relação aos equivalentes franceses, graças à isenção de imposto de importação que rege a troca comercial entre os países-membros do Mercosul. Se o 307 já era competitivo, agora ficou mais.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Mesmo sem alterações de estilo, o 307 mantém-se um dos modelos mais modernos
da categoria; não há identificação externa das versões com câmbio automático

Fim da pecha argentina   Se alguém ainda torcia o nariz para os carros fabricados no país vizinho, é bom ir mudando de opinião. De onde quer se olhe e se sinta o 307 “Mercosul”, a impressão é de um automóvel muito bem fabricado e montado, da pintura ao jeito de andar. Não há nenhuma diferença para os produzidos no Brasil ou mesmo na França.

O rodar, certamente ajudado pelos excelentes pneus Dunlop SP 300, mostra calibração perfeita de molas e amortecedores, combinados com uma excepcional filtragem das irregularidades. Além de passar sem drama pelas lombadas, o trecho de chegada ao hotel em Búzios, de paralelepípedo bem irregular, mostrou um funcionamento de suspensão impecável, mesmo que a traseira consista de eixo de torção, portanto não-independente.

Manobras como mudança abrupta de faixa de rolamento não resultam em perturbação da estabilidade direcional. Contribui para o resultado a calibragem da assistência hidráulica da direção, que é do tipo sensível à rotação do motor. O volante de três raios possui ajuste de altura e profundidade e é excelente de pega. Nas curvas o comportamento é neutro. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 29/5/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados