Molduras nos pára-lamas,
proteções em prata nos pára-choques, maior altura de rodagem: novidades
externas
Por dentro a Escapade muda
pouco: tem detalhes em cinza, pedais com cobertura esportiva e novo
tecido |
Sete
anos depois da pioneira Palio Adventure, o segmento de carros
"aventureiros" continua a ganhar espaço. À parte a divisão em tipo de
carroceria (hatch, perua, furgão), dois padrões têm sido percebidos: o
de alterações apenas visuais — como no
C3 XTR,
Berlingo Sport, Scénic
e Kangoo Sportway — e o de modificações
mais profundas, que abrangem a parte técnica, como no
CrossFox e nas versões Adventure de Palio, Doblò e
Idea.
Agora, mais um modelo junta-se ao segundo grupo, o que é inédito entre
as marcas francesas: a Peugeot 206 Escapade. O nome, herdado
de uma versão conceitual do 206 hatch apresentada em 1998 na Europa,
deve ser pronunciado como se fosse em português, e não "escapeide" como
em inglês. Como já fizeram outros fabricantes, a Peugeot também criou um
rótulo para buscar uma imagem de ineditismo: "cross-station
compacto".
Com preço sugerido a partir de R$ 49.850, a Escapade traz de série ar-condicionado, direção assistida, volante e
banco do motorista ajustáveis em altura, banco traseiro bipartido,
freios com sistema antitravamento (ABS), faróis de neblina, ajuste
elétrico dos faróis, conta-giros, rodas de alumínio e controle elétrico
dos vidros e travas. Entre os opcionais estão bolsas infláveis frontais,
controle automático de temperatura do ar-condicionado, retrovisores com
ajuste elétrico e rádio/CD com comando junto ao volante.
Nas concessionárias haverá 56 acessórios,
como protetores dos faróis de neblina, soleira em plástico, grade para
proteção de bagagem, protetores para barras de teto, coluna de porta,
adesivo Escapade para a tampa traseira, capa em neoprene para os
bancos, sistema auxiliar de estacionamento,
alarme, kit viva-voz Bluetooth para
celular, módulo isotérmico (que refrigera e aquece), cadeiras de bebê e
aparelhos de áudio. Com cinco cores (preta, prata, cinza e as novas
vermelha e amarela, exclusivas da versão), sua chegada às
concessionárias acontece na segunda quinzena de outubro.
A concorrente mais direta é mesmo a Palio Adventure, por R$ 48,6 mil,
mas a Fiat também briga com tal versão da Idea, de R$ 52,9 mil — ambas,
porém, cobram à parte pelo ABS. Embora sejam hatches e não peruas, o
CrossFox (R$ 43,6 mil sem ABS, ar-condicionado e conjunto elétrico) e o
C3 XTR (R$ 51,4 mil com ABS, bolsas infláveis e bancos de couro
de série) talvez sejam cogitados pelo mesmo público, mesmo porque a 206
tem compartimento de bagagem só um pouco maior que o desses carros.
Em termos estéticos, o trabalho da Peugeot — específico
para o mercado brasileiro — não difere do que a concorrência tem
mostrado. Uma moldura em preto fosco percorre toda a extensão inferior
do carro, formando proteções nos arcos dos pára-lamas e uma saia
lateral. A nosso ver a solução foi infeliz, pois os arcos traseiros são
mais retilíneos que os dianteiros e nenhum deles combina com as formas
arredondadas do carro. Os pára-choques ganharam elementos em tom prata,
que simulam proteções de alumínio, e o adesivo Escapade foi aplicado às portas traseiras.
Continua |