Best Cars Web Site

Francesinha aventureira

Clique para ampliar a imagem

A Peugeot lança a versão Escapade da 206 SW e segue o
padrão da Palio Adventure ao incluir modificações técnicas

Texto: Fabiano Pereira e Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Molduras nos pára-lamas, proteções em prata nos pára-choques, maior altura de rodagem: novidades externas

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Por dentro a Escapade muda pouco: tem detalhes em cinza, pedais com cobertura esportiva e novo tecido

Sete anos depois da pioneira Palio Adventure, o segmento de carros "aventureiros" continua a ganhar espaço. À parte a divisão em tipo de carroceria (hatch, perua, furgão), dois padrões têm sido percebidos: o de alterações apenas visuais — como no C3 XTR, Berlingo Sport, Scénic e Kangoo Sportway — e o de modificações mais profundas, que abrangem a parte técnica, como no CrossFox e nas versões Adventure de Palio, Doblò e Idea. Agora, mais um modelo junta-se ao segundo grupo, o que é inédito entre as marcas francesas: a Peugeot 206 Escapade. O nome, herdado de uma versão conceitual do 206 hatch apresentada em 1998 na Europa, deve ser pronunciado como se fosse em português, e não "escapeide" como em inglês. Como já fizeram outros fabricantes, a Peugeot também criou um rótulo para buscar uma imagem de ineditismo: "cross-station compacto".

Com preço sugerido a partir de R$ 49.850, a Escapade traz de série ar-condicionado, direção assistida, volante e banco do motorista ajustáveis em altura, banco traseiro bipartido, freios com sistema antitravamento (ABS), faróis de neblina, ajuste elétrico dos faróis, conta-giros, rodas de alumínio e controle elétrico dos vidros e travas. Entre os opcionais estão bolsas infláveis frontais, controle automático de temperatura do ar-condicionado, retrovisores com ajuste elétrico e rádio/CD com comando junto ao volante.

Nas concessionárias haverá 56 acessórios, como protetores dos faróis de neblina, soleira em plástico, grade para proteção de bagagem, protetores para barras de teto, coluna de porta, adesivo Escapade para a tampa traseira, capa em neoprene para os bancos, sistema auxiliar de estacionamento, alarme, kit viva-voz Bluetooth para celular, módulo isotérmico (que refrigera e aquece), cadeiras de bebê e aparelhos de áudio. Com cinco cores (preta, prata, cinza e as novas vermelha e amarela, exclusivas da versão), sua chegada às concessionárias acontece na segunda quinzena de outubro.

A concorrente mais direta é mesmo a Palio Adventure, por R$ 48,6 mil, mas a Fiat também briga com tal versão da Idea, de R$ 52,9 mil — ambas, porém, cobram à parte pelo ABS. Embora sejam hatches e não peruas, o CrossFox (R$ 43,6 mil sem ABS, ar-condicionado e conjunto elétrico) e o C3 XTR (R$ 51,4 mil com ABS, bolsas infláveis e bancos de couro de série) talvez sejam cogitados pelo mesmo público, mesmo porque a 206 tem compartimento de bagagem só um pouco maior que o desses carros.

Em termos estéticos, o trabalho da Peugeot — específico para o mercado brasileiro — não difere do que a concorrência tem mostrado. Uma moldura em preto fosco percorre toda a extensão inferior do carro, formando proteções nos arcos dos pára-lamas e uma saia lateral. A nosso ver a solução foi infeliz, pois os arcos traseiros são mais retilíneos que os dianteiros e nenhum deles combina com as formas arredondadas do carro. Os pára-choques ganharam elementos em tom prata, que simulam proteções de alumínio, e o adesivo Escapade foi aplicado às portas traseiras. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 23/9/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados