Best Cars Web Site

Mesmo corpo, nova alma

Clique para ampliar a imagem

O 206 mudou pouco, mas a adoção do motor 1,4 de
75 cv o deixou bem mais agradável que o 1,0 16V

Reportagem: Luís Perez - Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

"Nova geração" é uma daquelas expressões de impacto, que despertam a atenção e provavelmente ajudam a vender. O mau uso começou em 1999, com o Gol "Geração III" (nada mais que um II reestilizado; saiba mais), e chega agora ao Peugeot 206, assim considerado pela marca, embora tenha recebido apenas retoques discretos no visual e um motor inédito na linha, o 1,4-litro de 75 cv.

É verdade que o 206, mesmo com quase cinco anos de mercado brasileiro, permanece plenamente atual e agradável em estilo. Assim, bastou substituir os superados faróis simples por outros de superfície complexa com lentes de policarbonato (último carro do segmento a adotar em definitivo essas tecnologias), aplicar uma nova grade com entrada de ar em formato "colméia" e emblema da marca mais destacado, lanternas traseiras translúcidas e pintar a faixa preta dos pára-choques na cor da carroceria nas duas versões superiores.

Clique para ampliar a imagem Grade, faróis, lanternas, pára-choques: as alterações externas são sutis e podem passar despercebidas. O motor 1,4 é oferecido nas duas versões intermediárias

Dos acabamentos conhecidos, só o Rallye 1,6 16V permanece. Os outros são, em ordem ascendente, Sensation (só com o motor 1,0 16V fornecido pela Renault), Presence e Feline, estas com opção entre o novo 1,4 e o 1,6 16V. A identificação das versões não mais aparece nas laterais — há apenas o logotipo dos motores 1,4 e 1,6 na tampa traseira. As versões Presence 1,6 e Feline são sempre de cinco portas, a Rallye sempre de três e nas demais há opção.

Desde a Sensation são equipamentos de série volante e faróis ajustáveis em altura, conta-giros, luzes traseira de neblina e suplementar de freio, dois encostos de cabeça traseiros, fiação para áudio e antena. A Presence adiciona direção assistida (opcional na básica), controle elétrico dos vidros dianteiros e travas e um bem-vindo banco do motorista ajustável em altura. Na Feline incluem-se pára-choque dianteiro esportivo, faróis de neblina, rodas de alumínio, ar-condicionado (opcional nas anteriores), controle elétrico dos vidros traseiros e retrovisores, acionamento automático dos faróis e limpador de pára-brisa, instrumentos com fundo prata, computador de bordo, bancos dianteiros esportivos, banco traseiro bipartido e pomo do câmbio e maçanetas internas em alumínio.

A versão Feline lembra a Rallye anterior, com pára-choque dianteiro esportivo e faróis de neblina; vem com faróis e limpador de pára-brisa automáticos Clique para ampliar a imagem

Finalmente, a Rallye tem tudo isso e mais bolsas infláveis frontais (opcionais nas outras), spoiler traseiro, rádio/toca-CDs com comando junto ao volante, painel com cinco instrumentos, pedais cromados e tampa do tanque de combustível tipo “aviação”. Além dos opcionais já citados, a linha oferece muitos acessórios (instalados em concessionária), como alarme com levantamento automático dos vidros e travamento das portas ao rodar, sensor de estacionamento e rádio/toca-CDs com MP3 e controle remoto.

Novo-velho motor   Embora inédito no 206, o motor 1,4 de oito válvulas (de início importado da França, mas que será nacionalizado em meados do ano) não tem nada de novo: é o mesmo usado desde 1988 no Citroën AX e nos Peugeots 205 e 106, sendo que o 205 uruguaio chegou a ser vendido aqui assim equipado. Embora menos moderno que o próprio Renault 1,0 16V que ele tende a substituir, tem a boa característica do bloco de alumínio e um ganho em torque importante, que justifica plenamente a mudança. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 14/2/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados