Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

O motor 2,0 é novo no Xsara e o mesmo do C5. Embora o torque máximo apareça a 4.100
rpm, boa quantidade dele está disponível desde 2.000 rpm, como mostra a curva azul

Um grande conjunto que custa, em pacote único e bastante completo (veja relação de equipamentos de série), R$ 48.240. A versão três-portas do VW Golf GTI leva alguma vantagem em potência (motor 1,8 turbo de 20 válvulas e 150 cv), possui controle automático de velocidade e sai por menos, R$ 45.443. Mas não vem com bancos de couro, teto solar elétrico (são opcionais), rádio/toca-CD e seus comandos no volante, todos de série no Xsara.

Comentário técnico
> O 2,0-litros Citroën é convencional em termos de comandos de válvulas e coletor de admissão, que não adotam recursos de variabilidade. Trata-se, isso sim, de um bom motor com bloco de alumínio (melhor dissipação de calor) e arquitetura bem resolvida, com um curso dos pistões de 88 mm, que privilegia o torque (observe a boa curva no gráfico desta página) sem prejudicar a suavidade de funcionamento. É um motor recente, diverso daquele de 86 x 86 mm utilizado por anos nos Citroëns e Peugeots.
> Entre as novidades desse motor estão a redução de peso de componentes, incluindo bloco, cabeçote e pistões; redução de áreas de atrito; câmaras de combustão e tomadas de ar otimizadas. Para acelerar o aquecimento do catalisador, o coletor de escapamento possui quatro dutos metálicos de exaustão fechados, protegidos por uma concha, com circulação de ar entre os dois componentes. Isso faz aumentar rapidamente a temperatura dos coletores.
> A unidade do Xsara é idêntica à do C5 e também à da minivan Picasso, mas nesta houve remapeamento da central eletrônica para conter a potência. Os 138 cv caíram para 118 cv, sem perda de torque -- por motivo de segurança, segundo o fabricante, já que se trata de um veículo mais alto.
> A marca utiliza uma curiosa combinação de relações de marcha bem longas e um diferencial bastante curto, que acabam compensando um ao outro. O equilíbrio entre o regime de potência máxima e o de velocidade final é perfeito no VTS, caso atinja mesmo os 226 km/h declarados: 6.000 rpm. No entanto, o BCWS supõe que sua final efetiva não supere em muito os 210 divulgados para a versão Paris 2,0, o que resultaria em cerca de 5.600 rpm.
> A suspensão traseira de todo Xsara possui efeito autodirecional: buchas "inteligentes" fazem com que a roda externa à curva assuma posição levemente convergente, isto é, "aponte para dentro", concorrendo para manter a aderência desse eixo e evitar o sobresterço (saída de traseira). O esquema dessa suspensão, em si, é tradicional dos carros franceses: braço arrastado e barra de torção em vez de mola helicoidal.
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85 x 88 mm. Cilindrada: 1.997 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Potência máxima: 138 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 20 m.kgf a 4.100 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,454; 2) 1,869; 3) 1,068; 4) 0,822; 5) 0,659; diferencial, 4,529. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.200 rpm. Regime na velocidade máxima em 5a.: 6.000 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 283 mm ø; traseiros a disco, 247 mm ø; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,4 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor, estabilizador; traseira, braço arrastado, barra de torção, amortecedor, estabilizador.
RODAS - 6 x 15 pol.; pneus, 195/55 R 15 V.
DIMENSÕES - comprimento, 4,188 m; largura, 1,705 m; altura, 1,405 m; entreeixos, 2,54 m; bitola dianteira, 1,433 m; bitola traseira, 1,442 m; capacidade do tanque, 54 l; porta-malas, 408 l; peso, 1.173 kg.
 
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 226 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 8,6 s.
CONSUMO - em cidade, 12,9 km/l; em estrada, 17,8 km/l.
Dados do fabricante
 
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 42; informações de fábrica, 0800 118088.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2002; pneus, Michelin Premacy; quilometragem inicial, 3.300 km.

Página principal - e-mail

Ilustrações: divulgação

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados