> O 2,0-litros Citroën é convencional em termos de comandos de válvulas e coletor de admissão, que não adotam recursos de variabilidade. Trata-se, isso sim, de um bom motor com bloco de alumínio (melhor dissipação de calor) e arquitetura bem resolvida, com um curso dos pistões de 88 mm, que privilegia o torque
(observe a boa curva no gráfico desta página) sem prejudicar a suavidade de funcionamento. É um motor recente, diverso daquele de 86 x 86 mm utilizado por anos nos Citroëns e
Peugeots. |
> Entre as
novidades desse motor estão a redução de peso de componentes, incluindo
bloco, cabeçote e pistões; redução de áreas de atrito; câmaras de combustão e tomadas de ar otimizadas.
Para acelerar o aquecimento do catalisador, o coletor de
escapamento possui quatro dutos metálicos de exaustão fechados, protegidos por uma concha, com circulação de ar entre os dois componentes.
Isso faz aumentar rapidamente a temperatura dos coletores. |
> A unidade do Xsara é idêntica à do C5 e também à da minivan Picasso, mas nesta houve remapeamento da central eletrônica para conter a potência. Os 138 cv caíram para 118 cv, sem perda de torque -- por motivo de segurança, segundo o fabricante, já que se trata de um veículo mais alto. |
> A marca
utiliza uma curiosa combinação de relações de marcha bem
longas e um diferencial bastante curto, que acabam compensando
um ao outro. O equilíbrio entre o regime de potência máxima
e o de velocidade final é perfeito no VTS, caso atinja mesmo
os 226 km/h declarados: 6.000 rpm. No entanto, o BCWS
supõe que sua final efetiva não supere em muito os 210
divulgados para a versão Paris 2,0, o que resultaria em cerca
de 5.600 rpm. |
> A suspensão traseira de todo Xsara possui efeito autodirecional: buchas "inteligentes" fazem com que a roda externa à curva assuma posição levemente convergente, isto é, "aponte para dentro", concorrendo para manter a aderência desse eixo e evitar o sobresterço (saída de traseira). O esquema dessa suspensão, em si, é tradicional dos carros franceses: braço arrastado e barra de torção em vez de mola helicoidal. |
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MOTOR
- transversal,
4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 85 x 88 mm. Cilindrada: 1.997 cm3. Taxa de compressão:
10,8:1. Potência máxima: 138 cv a 6.000 rpm. Torque máximo:
20 m.kgf a 4.100 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,454;
2) 1,869; 3) 1,068; 4) 0,822; 5) 0,659; diferencial, 4,529. Regime a 120 km/h em 5a.:
3.200 rpm. Regime na
velocidade máxima em 5a.: 6.000 rpm. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 283 mm ø;
traseiros a disco, 247 mm ø; antitravamento. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, 11,4 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
amortecedor, estabilizador; traseira, braço arrastado, barra
de torção, amortecedor, estabilizador. |
RODAS
- 6 x 15 pol.; pneus, 195/55 R 15 V. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,188 m; largura, 1,705 m; altura, 1,405 m; entreeixos,
2,54 m; bitola dianteira, 1,433 m; bitola traseira, 1,442 m; capacidade do tanque,
54 l; porta-malas, 408 l; peso, 1.173 kg. |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 226 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h,
8,6 s. |
CONSUMO
- em cidade, 12,9 km/l; em estrada, 17,8 km/l. |
Dados do fabricante |
Garantia, 1 ano sem
limite de quilometragem; rede de concessionárias, 42;
informações de fábrica, 0800 118088. |
Ano-modelo, 2002;
pneus, Michelin Premacy; quilometragem inicial, 3.300 km. |
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