Best Cars Web Site

Como é uma versão esportiva, alguns inconvenientes tornam-se aceitáveis. É o caso da suspensão um tanto rígida e ruidosa em pisos irregulares, que anuncia barulhos internos num futuro breve (já eram ouvidos no carro avaliado, com 3.300 km). Ou dos bancos firmes e de laterais muito envolventes, que não agradam aos mais gordinhos e geram desconforto no calor, mas mantêm firmes motorista e passageiro nas curvas rápidas que o carro faz tão bem.

Apenas três portas, como manda a receita de um esportivo. O porta-malas é dos maiores entre os hatches e possui uma rede de retenção de objetos. O estepe é montado externamente
Clique para ampliar a imagem

Esses bancos, aliás, vêm revestidos em couro no VTS, assim como o volante -- mas não as laterais e painéis de portas, em tecido, o que parece improviso. Também não agradam a limitação de regulagem do encosto (reclina pouco) e o modo de ajustá-lo (por meio de alavanca, portanto não-contínuo), assim como a relutância de se dobrar para acesso ao banco traseiro -- o atrito entre as laterais do assento e do encosto o faz voltar. Por outro lado, o acesso é facilitado porque todo o banco corre para a frente, retornando depois à posição original.

De resto, diferenciam o interior do VTS apenas os apliques no painel e console que lembram fibra de carbono (em vez da falsa madeira que, a nosso ver, deveria ser abolida do Xsara) e os instrumentos, com fundo branco e um termômetro de óleo. À noite parecem ter fundo escuro, sendo iluminados em verde -- vermelho ficaria mais de acordo. Ficam mantidos os indicadores de nível de óleo e de quilometragem faltante até a próxima revisão (na partida), assim como o computador de bordo.

Clique para ampliar a imagem Revestimento em couro dos bancos não tem correspondência nas portas, forradas em tecido. Encontrar boa posição de dirigir ficaria mais fácil com um ajuste contínuo da reclinação do encosto

Este ocupa um mesmo amplo mostrador que serve ao rádio/toca-CDs, bastante prático, e traz um útil alerta programável de velocidade excessiva. Mas deveria exibir o consumo em km/l e não litros por 100 km, que é o padrão europeu. O sistema de áudio apresenta boa qualidade sonora e tem controles no volante, este um bom quatro-raios que bem poderia alojar o botão da buzina -- em vez de na alavanca à sua esquerda, local que exige hábito.

Externamente, com a adoção de rodas de 15 pol por toda a linha no ano passado, o VTS perdeu uma de suas poucas diferenças. Restaram o spoiler traseiro e os logotipos da versão, o que é menos do que seu público-alvo gostaria de ter. Uma opção é comprá-lo no alegre tom dourado -- ou amarelo? -- como foi avaliado, garantia de que chamará atenção por onde passar. Nem todos gostam da cor, mas o estilo do carro ainda é atual e tem boa presença.

As qualidades conhecidas do Xsara, como a estabilidade, aliam-se neste VTS 2,0 a um motor brilhante e com potência presente em toda a faixa operacional
Clique para ampliar a imagem

Ademais, é o conhecido e eficiente Xsara: ótimos faróis com duplo refletor de superfície complexa (incluindo unidades de neblina à frente e atrás, aquelas superelipsoidais), porta-malas espaçoso e com rede para reter objetos (o estepe é externo, posição que poucos apreciam), freios a disco com sistema antitravamento (ABS) de série, cinco encostos de cabeça e cintos de três pontos, bolsas infláveis frontais e laterais. Continua

Próxima parte

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados