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Muitos entendem que um esportivo deva ter relações de transmissão curtas, para manter o motor em alta rotação todo o tempo e trazer rapidez nas respostas. O Xsara rompe esse conceito: o câmbio está mais longo que no 1,6, gerando apenas 3.200 rpm a 120 km/h, por exemplo. Problemas? Nenhum: as retomadas são boas mesmo em baixos regimes e o câmbio, leve e ótimo de usar, está ali para "acordar" rápido o motor se necessário. Vantagens? Muitas.

Relações de marcha longas tornam confortável viajar com este Citroën, com apenas 3.200 rpm a 120 km/h. Mas é difícil acreditar na máxima declarada de 226 km/h...
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Começa pelo baixo nível de ruído e vibração, um ponto positivo desse motor; passa pelo consumo contido (12,9 km/l em cidade e 17,8 km/l em estrada, dados de fábrica); e chega à vantagem de exigir menos trocas de marcha no trânsito, já que cresce o intervalo entre elas -- quem já dirigiu um Brava ou Marea, exceto 2,45-litros, conhece bem o desconforto de ficar "pendurado" no câmbio o tempo todo. No fim das contas, um conjunto muito bem acertado, simplesmente brilhante.

Colado ao asfalto   Em termos de altura de rodagem, o atual VTS 2,0 fica num meio-termo entre o antigo de 167 cv (extremamente baixo) e o 1,8 de 112 cv (alto em demasia, perdendo em aparência -- leia avaliação). A Citroën obteve um bom compromisso: sem incomodar nas valetas e lombadas do dia-a-dia -- a não ser pelo conhecido problema dos amortecedores sem batente hidráulico --, o Xsara "cola" no asfalto em curvas e transmite muito bem a potência disponível, embora os mais entusiasmados possam fazer cantar os ótimos pneus Michelin em segunda marcha se desejarem... Continua

Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D S/ND
Ajuste de apoio lombar E / D S/S
Ajuste do volante em altura / profundidade S/S
Ajuste elétr. retrovisores E / D S
Alarme / controle a distância ND
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático S/S
Bancos / volante em couro S/S
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/S
Câmbio automático ND
Comando interno do porta-malas ND
Computador de bordo S
Conta-giros S
Controle elétr. dos vidros D / T S/NA
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina S
Freios antitravamento (ABS) S
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro S
Luzes de leitura D / T S/S
Luz traseira de neblina S
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD S
Relógio S
Repetidores laterais de direção S
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico S/S
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Preço
Básico R$ 48.240
Vigente em 28/2/02; não há opcionais
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