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Diversão para poucos

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Oferecido em série reduzida, o Golf GTI VR6 oferece
desempenho e exclusividade, a um preço muito alto

Texto: Luiz Alberto Pandini - Fotos: Cláudio Bueno e divulgação

Colocar um motor de grande cilindrada em um carro médio é receita certa para ter um automóvel ágil, divertido e muito agradável de dirigir. É exatamente o que acontece com o Golf GTI VR6, versão esportiva com motor V6 de 2,8 litros e 200 cv que a Volkswagen enfim oferece no Brasil. Trata-se de uma edição limitada: apenas 99 serão colocados à venda, pelo preço de R$ 105.600. Quantidade e preço fazem com que o VR6 seja, literalmente, um carro para poucos.

A oferta do Golf GTI VR6 atende a dois desejos da Volkswagen: atender a uma faixa restrita de consumidores, que não se satisfaz com o GTI 1,8 turbo de 180 cv, e mostrar sua tecnologia para fabricar modelos de alto desempenho. A versão com motor V6 é fabricada na Alemanha desde 1991 (a geração anterior chegou a ser vendida aqui por pouco tempo, em 1995) e passou a ser feita também no Brasil em outubro de 2000 (inicialmente com motor de 12 válvulas e 174 cv, e desde março de 2002 na configuração atual) na unidade de São José dos Pinhais, PR.

Disponível aqui na geração anterior e fabricado no modelo atual há três anos, o VR6 chega enfim ao mercado, em série limitada a apenas 99 unidades
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Os motores vêm da Alemanha e são colocados aqui; os carros prontos são então exportados para os Estados Unidos e o Canadá. Uma diferença significativa é que os VR6 feitos aqui para a América do Norte contam somente com tração dianteira: na Europa a única opção é a integral, pelo mesmo sistema Haldex aqui utilizado nos Audis TT e S3 (saiba mais).

Externamente, o VR6 difere das outras versões pelo aerofólio traseiro, spoiler dianteiro e saias laterais pintados na cor do veículo (que tem somente duas opções: preto e prata), faróis com máscara negra, lanternas traseiras transparentes, rodas de alumínio de desenho exclusivo e aro de 17 pol (em vez de 16 pol como no GTI 1,8 turbo) e escapamento com ponteira oval. Apenas na traseira aparece a identificação VR6, com o 6 em vermelho. O carro será oferecido apenas com carroceria de três portas.

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O motor V6 de ângulo estreito, que usa um só cabeçote, e o câmbio de seis marchas, com o logotipo GTI no pomo da alavanca

Mas é na mecânica que está o maior atrativo do Golf GTI VR6. O motor V6 de ângulo estreito (apenas 15° entre as bancadas -- daí a denominação VR6, que em alemão significa "V6 em linha"), 2,8 litros e 24 válvulas (acionadas por alavancas roletadas) chega a 200 cv e proporciona um torque de 27 m.kgf a 3.200 rpm. Embora lhe garantam o título de mais potente automóvel nacional, não são vantagens consistentes sobre o GTI 1,8 turbo, de 180 cv e 24 m.kgf a apenas 1.950 rpm, e a curva de torque não é das mais planas (veja ilustração na próxima página). Continua

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Data de publicação: 25/2/03

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