Best Cars Web Site

O Best Cars Web Site dirigiu os dois modelos com motor de 1,25 litro, que não traz alterações (foi lançado este ano no Palio -- leia a primeira avaliação e conheça detalhes técnicos). As sensações são parecidas com as do 1-litro, mas com alguma reserva de força em todos os regimes. Embora a prioridade ao torque tenha surtido bom resultado no uso urbano, em que este Fire é bastante ágil, a diferença de apenas 10 cv (14%) entre as versões pode confundir o comprador e levá-lo a não considerar o 1,25, que a Fiat chama de 1.3. Sobretudo porque o preço sobe 11%, no Siena ELX, e 15% na Weekend. E não há nenhuma identificação externa alusiva à maior cilindrada.

Nos dois modelos a placa vem agora na tampa traseira em vez do pára-choque, o que preenche melhor o estilo -- mas a perua perdeu personalidade na traseira, ficando muito próxima de modelos similares
Em relação ao Palio, seus derivados trazem a novidade de pneus de maior diâmetro. Só as versões 1.000 continuam com os modestos 165/70 em rodas de 13 pol. As de 1,25 litro passam de 175/65 para 175/70, mantendo o aro 14 pol, e a Weekend Stile ganha opção de rodas de alumínio de 5,5 x 15 pol com pneus 175/65. Os novos conjuntos agregam robustez aos automóveis, tanto em estilo quanto na rodagem por pisos esburacados, já que há mais borracha nas paredes laterais para absorver impactos.

Na rápida avaliação pelas ruas de Alphaville, SP, Siena e Palio Weekend apresentaram comportamento dinâmico correto, bons freios e a direção assistida bem rápida característica desta família, além de comando de câmbio suave e a nova embreagem de comando hidráulico. As modificações internas são as mesmas do Palio, com um painel de boa aparência, sistema VENICE (que integra funções eletrônicas e reduz em 23% o número de chicotes), temporizador de faróis (para iluminação ao sair do carro) e até disqueteira montada no console da Weekend Stile.

O novo Siena ELX com motor 1-litro de 70 cv é ágil e dispensa o antigo câmbio de 6 marchas. Há opção do 1,25-litro de 80 cv e, para a Weekend, também o 1,6 de 106 cv 

A linha ainda não está completa. Além do Strada, ainda sem previsão, chega só em fevereiro a Weekend Adventure, com motor 1,6 de 16 válvulas e até subwoofer (falante para sons subgraves) no sistema de áudio. A Fiat parece decidida a dar apelo jovem e esportivo a esta versão que, ao lado da linha já conhecida, deve garantir à marca -- líder do mercado em novembro -- um grande sucesso em família.
Ficha técnica
MOTOR (1 litro) - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 70 x 64,9 mm. Cilindrada: 999,1 cm3. Taxa de compressão: 10,2:1. Potência máxima: 70 cv a 5.750 rpm. Torque máximo: 9,6 m.kgf a 4.000 rpm. Injeção multiponto seqüencial. 
MOTOR (1,25 litro) - idem, exceto:
Diâmetro e curso: 70,8 x 78,9 mm. Cilindrada: 1.242 cm3. Potência máxima: 80 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 12 m.kgf a 4.000 rpm.
CÂMBIO - manual; 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (opcional).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,5 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, eixo de torção, estabilizador (na Weekend, traseira independente, braço arrastado).
RODAS (1 litro) - 5 x 13 pol; pneus, 165/70 R 13.
RODAS (1,25 litro) - 5 x 14 pol; pneus, 175/70 R 14.
DIMENSÕES (Siena) - comprimento, 4,113; largura, 1,62 m; altura, 1,46 m; entreeixos, 2,373 m; capacidade do tanque, 48 l; porta-malas, 500 l; peso, 1.020 kg (EX), 1.035 kg (ELX).
DIMENSÕES (Weekend) - comprimento, 4,142; largura, 1,62 m; altura, 1,518 m; entreeixos, ND; capacidade do tanque, 51 l; porta-malas, 460 l; peso, 1.075 kg.
Desempenho e consumo
  Siena
1 litro
Siena
1,25 litro
Weekend
1 litro
Weekend
1,25 litro
Velocidade máxima 160 km/h 168 km/h 160 km/h 168 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,9 s 12,6 s 15,4 s 13 s
Consumo em cidade 13 km/l 11,9 km/l 13 km/l 11,9 km/l
Consumo em estrada 17,4 km/l 17,8 km/l 17,4 km/l 17,8 km/l
Dados do fabricante. ND = não divulgado

Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados