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Pequeno valente

O novo motor Fire 16V de 1,25 litro mostra serviço no
Siena: agilidade, baixo consumo e preço competitivo

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Quem teve Fiat 147 ou Uno durante os primeiros 15 anos da marca no Brasil tem grande possibilidade de ter dirigido o veterano motor 1.300, derivado do 1.050 -- que depois seria reduzido para 1.000, impulsionando o Uno Mille e mais tarde o Palio. Com modestos 59 cv na versão a álcool, dava conta do recado mas apresentava os mesmos problemas de seus irmãos de menor cilindrada -- o principal deles, fragilidade da correia dentada do comando de válvulas e extensos danos ao motor em caso de seu rompimento.

Esqueça tudo isso. Apesar da cilindrada próxima, o novo motor Fire 1.250 (que a Fiat enquadra comercialmente como 1.300) desfaz qualquer má impressão guardada dos tempos do 147, embora o antigo motor 1.000 permaneça por mais alguns meses, até a chegada de um Fire desta cilindrada. Além do cabeçote com duplo comando e 16 válvulas e da potência de 80 cv, o Fire (sigla para Fully Integrated Robotized Engine ou motor robotizado totalmente integrado) apresenta agradável distribuição de torque e promete melhores consumo e durabilidade que seus antecessores.

Alma nova num pacote conhecido: o sedã compartilha com o hatch Palio a distância entre eixos e a suspensão traseira, que na Weekend são diversos
O Best Cars Web Site escolheu, para uma avaliação completa do novo motor, o sedã três-volumes Siena ELX, variação de menor sucesso do Palio no Brasil -- embora bem aceita na Argentina, mercado promissor para pequenos sedãs. Parte dessa rejeição explica-se por certa falta de harmonia entre a frente agressiva e a traseira "limpa", suave, concorrendo ainda a reduzida distância entreeixos (das menores do mercado, 2,36 metros). Externamente só os logotipos Fire 16V nos pára-lamas dianteiros e no vidro traseiro, além de retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, identificam o que há sob o capô.

O Siena partilha com os demais modelos da família as características internas, como os bancos altos que levam os passageiros a uma posição mais ereta, criando espaço. O interior espaçoso é realmente uma virtude da linha, mas nem todos apreciam a posição de dirigir obtida, com os pedais muito distantes. Um ajuste de altura do assento seria bem-vindo (existe, porém, o do volante).
Painel central em cinza-claro tem estética discutível. No fundo dos instrumentos fica melhor, mas a falta de ajuste de iluminação compromete a leitura quando se usam os faróis em dia sem sol
A exemplo das versões 1.600 16V, a linha Fire recebeu fundo claro dos instrumentos (incluem conta-giros), que à noite parece convencional e recebe luz verde. As coisas se complicam com a eliminação, na linha Palio 2000, do reostato que ajusta a intensidade de iluminação do painel. Sem ele, rodar num dia sem sol com os faróis acesos -- recomendação de segurança já seguida por muitos -- torna quase impossível a leitura das indicações, pois o fundo permanece claro e os dígitos verdes obtêm pouco contraste. A Fiat deveria devolver o reostato, ao menos nas versões com painel claro.

Outro ponto polêmico do interior, e novamente por conta do tom prateado, são os apliques imitando -- com um tanto de imaginação! -- alumínio na seção central do painel e em torno dos difusores de ar. Para alguns, um toque de esportividade. Para outros, parece plástico desbotado pela ação do sol anos a fio. Seria preferível um tom mais escuro de cinza, como o adotado com êxito no Astra Sport. Quanto ao pomo da alavanca de câmbio, a pintura prateada foi criticada pelo BCWS já na Palio Weekend Sport, primeira versão a utilizá-lo (
leia comparativo completo).
O trunfo do Siena: um enorme porta-malas para 500 litros, maior que o do Marea e outros sedãs maiores. Uma bela herança dos antepassados Oggi e Prêmio

O restante é bem conhecido e alterna pontos positivos e negativos. A elogiar, o alarme antifurto com ultrassom e controle remoto, agora com sirene de ativação de volume adequado (antes um escândalo); os bons faróis com duplo refletor e lente de policarbonato (adotados em 1999); o retrovisor esquerdo também convexo, para amplo campo de visão (novidade para 2000); a luz indicadora de portas mal fechadas. Continua

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