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Suspensão traseira multibraço, controle de estabilidade, variador de fase do comando de escapamento: tecnologia refinada
Comentário técnico
> O motor do S80 T6 deriva do 2,9-litros aspirado da versão básica do carro, que tem diâmetro e curso de 83 x 90 mm. Os cilindros do motor biturbo são mais estreitos, 81 mm -- com isso a cilindrada cai de 2.922 para 2.783 cm3. Ambos trazem duplo comando e quatro válvulas por cilindro, mas o aspirado vem com comando de válvulas variável na admissão e o T6 na exaustão.
> Os turbocompressores do T6 utilizam pressão máxima de 0,45 kg/cm2, bastante baixa -- os nacionais Uno, Tempra, Marea, Gol, Golf e A3 a ultrapassam por larga margem. A configuração adotada privilegia o torque em baixos regimes, com o ponto máximo presente de 2.000 a 5.000 rpm. Ao contrário de alguns esportivos, no S80 os turbos são idênticos em dimensões e trabalham de forma simultânea.
> Apesar do uso de sensor de detonação, a Volvo reduziu a taxa de compressão de 10,7:1 (motor aspirado) para 8,7:1. Como em todos os motores a gasolina do S80, recomenda-se a de 98 octanas vendida na Europa, equivalente a nossa premium, mas o carro pode usar a convencional sem danos.
> No mercado europeu são oferecidos, além do 2,8 biturbo, outros seis motores: 2,4 litros, 140 cv; o mesmo motor em versão de 170 cv; 2,0 litros, turbo, 163 cv; 2,0 litros, turbo de alta pressão, 226 cv (todos de 5 cilindros); 6 cilindros em linha, 2,9 litros, 204 cv (também no Brasil); e 5 cilindros, 2,5 litros, 140 cv -- este turbodiesel, os demais a gasolina.
> A linha S80 adota uma ampla gama de pneus, em medidas 205/65 R 15, 215/55 R 16 e 225/50 R 17 -- esta presente no carro avaliado. O padrão nos modelos trazidos ao Brasil, porém, é o aro de 16 pol.
> A bateria do T6 fica no porta-malas, junto do estepe. Além de liberar espaço no compartimento do motor, auxilia ligeiramente na distribuição de peso, que é de 60% no eixo dianteiro e 40% no traseiro para esta versão.
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 6 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote com variador de fase no de escapamento, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 81 x 90 mm. Cilindrada: 2.783 cm3. Taxa de compressão: 8,7:1. Potência máxima: 272 cv a 5.400 rpm. Torque máximo: 38,7 m.kgf de 2.000 a 5.000 rpm. Injeção multiponto seqüencial. Dois turbocompressores, dois resfriadores de ar (intercoolers). 

CÂMBIO - automático com operação manual, 4 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 2,92; 2) 1,57; 3) 1,00; 4) 0,70; diferencial, 3,29. Regime a 120 km/h em 4a.: 2.230 rpm. Regime na velocidade máxima em 4a.: 4.650 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 305 mm ø; traseiros a disco, 288 mm ø; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,9 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, com estabilizador; traseira, independente, multibraço (braço triangular superior, longitudinal inferior e braço transversal duplo), com estabilizador.
RODAS - 7 x 17 pol.; pneus, 225/50 ZR 17.
DIMENSÕES - comprimento, 4,82 m; largura, 1,83 m; altura, 1,45 m; entreeixos, 2,79 m; bitola dianteira, 1,58 m; bitola traseira, 1,56 m; capacidade do tanque, 80 l; porta-malas, 403 l; peso, 1.590 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 250 km/h (limitada eletronicamente); aceleração de 0 a 100 km/h, 7,2 s.
CONSUMO - em cidade, 6,4 km/l; em estrada, 12,5 km/l.
Dados do fabricante
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 14; informações de fábrica, 0800 411199.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2000; pneus, Michelin Pilot SX; quilometragem inicial, 2.010 km.

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