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Muito mais que segurança


O S80 T6 vai além: esbanja conforto, anda como um esportivo e rompe o estilo conservador da Volvo

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Mundialmente renomada pelo padrão de segurança de seus modelos, a Volvo vem enfrentando, nos últimos anos, o estigma de produzir carros sisudos demais, de estilo quadrado e desinteressante. Começando pelos elegantes S40/V40, em 1995, passando pelos sedutores cupê e conversível C70 e chegando aos recentes S80, V70 e S60 (saiba mais sobre este último), a marca sueca vem renovando sua oferta com automóveis não apenas luxuosos, robustos e seguros, mas agradáveis aos olhos.

O topo-de-linha S80 T6, que o Best Cars Web Site avaliou por cerca de 1.000 quilômetros, é a síntese do esforço da Volvo em conquistar novos clientes, sem descuidar das tradições. Das linhas sinuosas ao impecável comportamento dinâmico, o carro não deve nada a modelos de sua categoria produzidos por marcas mais habituadas a um perfil esportivo.

Os tempos mudaram mesmo na Volvo: as linhas sisudas e quadradas deram lugar a formas mais harmoniosas, com detalhes próprios como a grade protuberante e as laterais salientes

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Lançado em 1998, o S80 marcou uma nova tendência de desenho na Volvo, com a saliência bem definida que vai do capô às lanternas traseiras, estas de formato inusitado. A grade protuberante carrega a barra diagonal que identifica a marca, sendo ladeada por faróis de superfície complexa com lavador e limpador -- acionados junto do lavador de pára-brisa, garantem lentes limpas sob chuva, essencial para a eficiência da iluminação.

Curiosamente as lentes são de vidro, não do moderno policarbonato. Os detalhes cromados estão na medida certa e as rodas raiadas de 17 pol trazem um ar esportivo e atraente -- há opção pelas de 16 pol e por diversos modelos. O coeficiente aerodinâmico (Cx) é muito bom, 0,28, embora não o melhor da categoria.

De um carro deste segmento não se esperaria pouca sofisticação no interior, mas o S80 consegue surpreender mesmo assim. O revestimento dos bancos e portas combina couro liso e alcântara, que retém melhor o corpo nas curvas, e adota agradáveis tons claros -- felizmente, nem todas as marcas rendem-se à condenável preferência de alguns brasileiros por interiores pretos.
Lançado em 1998, o S80 introduziu o conceito de estilo que tomou conta de toda a linha; a versão T6 possui dois turbos e representa o topo da oferta da marca no Brasil

Ambos os bancos dianteiros possuem ajuste elétrico de altura, inclinação do assento e do encosto, com memórias para o do motorista. Além das bolsas nos encostos, há outras diante dos assentos dianteiros. O espaço interno é quase de limusine e mesmo o quinto passageiro, em geral desprezado em carros de luxo, encontra boa acomodação -- dispondo, claro, de cinto de três pontos e encostos de cabeça.

Dois dos encostos traseiros podem ser rebatidos por botão no console para melhorar a visibilidade, enquanto outro comando recolhe os retrovisores externos para passagem em locais estreitos. O apoio de braço central esconde um item de segurança típico Volvo: um assento infantil, mais alto. O vidro posterior e os laterais traseiros dispõem de coberturas para proteção solar e todos eles são do tipo laminado, mais seguro em caso de quebra pois os cacos se mantém unidos, como no pára-brisa de todos os automóveis desde 1990.

Painel claro e com iluminação permanente, comandos de áudio e velocidade no volante, toca-CD para 20 discos no painel e alta qualidade sonora: ambiente dos mais agradáveis

Instalado com um conforto que permite longos percursos sem cansaço, o motorista está diante de um painel moderno e bem desenhado e de um excelente volante -- de quatro raios, claro -- com controle automático de velocidade e comandos do sistema de áudio. Na Europa é incluído comando de telefone móvel, cujo teclado substitui o pequeno porta-objetos no alto do console. O sistema, contudo, ainda não opera no Brasil.

Os instrumentos incluem indicador da marcha utilizada, computador de bordo (indica consumo médio e instantâneo, autonomia e velocidade média) e sistema de verificação (check-control), ambos com informações em português. Pena que o consumo adote o padrão europeu de litros/100 km e não nossos km/l. Há indicação individual de porta mal fechada, dois hodômetros parciais e iluminação permanente -- que facilita o esquecimento de uso dos faróis, porém.
Continua

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