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No interior, destaque para os bancos Recaro, muito firmes e com amplos apoios laterais, que trazem ajustes elétricos para inclinação do encosto e apoio lombar, mas não para a regulagem longitudinal, o que é estranho. A razão talvez seja o mecanismo de rebatimento para acesso à traseira, que os faz correr à frente, mas não os coloca na posição original ao retornar. Ainda, a alavanca que libera essa operação fica um tanto baixa no encosto.

Clique para ampliar a imagem À parte a rigidez da suspensão e os pneus de perfil muito baixo, é um esportivo que pode ser usado no dia-a-dia: bom torque em baixa rotação, espaço adequado para quatro pessoas, correta visibilidade

O acabamento é esportivo e de bom gosto, com apliques de madeira laqueada e elementos de fibra de carbono no painel e nas laterais, além de teto e colunas revestidos em preto. O painel segue a tendência atual de informar apenas o essencial, sem ao menos um manômetro do turbo, que seria bem-vindo. A graduação do velocímetro vai até 280 km/h.

Como se espera, o equipamento de série é farto: ar-condicionado com controle automático de temperatura (poderia ter para lados esquerdo e direito separados), computador de bordo, sistema de verificação/controle, bolsas infláveis frontais e laterais, freios antitravamento (ABS), sistema de áudio Bose. Não há opcionais. Ao preço de R$ 110,7 mil, o S3 é competitivo ao Alfa Romeo 147 (US$ 35,4 mil, cerca de R$ 106 mil), que oferece menos itens de série e apenas 148 cv com seu 2,0 de aspiração natural, mas vem com interessante câmbio Selespeed.

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A sexta marcha é utilizada para velocidade máxima, pois a quinta passa pouco
dos 200 km/h. As belas rodas alojam discos ventilados de 312 mm na frente

Alguns senões: o banco traseiro, mais baixo que o do A3, deixa as pernas recolhidas; o estepe é do tipo temporário, comum na Europa, sobretudo diante das dimensões dos pneus normais e da exigüidade do porta-malas; e faltam itens de conveniência como comandos de áudio no volante e limpadores de pára-brisa automáticos, disponíveis em carros bem mais baratos.

Mas a emoção de sentir os cavalos sendo despejados no asfalto pelas quatro rodas faz qualquer um esquecer desses detalhes.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 5 válvulas por cilindro (3 de admissão e 2 de escapamento). Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm. Cilindrada: 1.781 cm3. Taxa de compressão: 9:1. Injeção multiponto seqüencial; turbocompressor; dois resfriadores de ar. Potência máxima: 225 cv a 5.900 rpm. Torque máximo: 28,5 m.kgf de 2.200 a 5.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 6 marchas; tração dianteira/integral.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson, estabilizador; traseira, independente, braços triangulares sobrepostos, estabilizador.
RODAS - 7,5 x 17 pol; pneus, 225/45 R 17 W.
DIMENSÕES - comprimento, 4,159 m; largura, 1,763 m; altura, 1,415 m; entreeixos, 2,519 m; capacidade do tanque, 62 l; porta-malas, 270 l; peso, 1.420 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 243 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 6,6 s. CONSUMO - em cidade, 7,6 km/l; em estrada, 14,1 km/l.
Dados do fabricante

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