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Polo marca nova fase para a VW

Com motores 1,6 e 2,0 e grandes qualidades, um
passo importante para recuperar a liderança

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

De onde quer que se olhe, é impossível não se lembrar do Golf -- até mesmo ao abrir o capô e examinar os motores 1,6 e 2,0. Os quatro faróis ovalados são mesmo o maior ponto de identificação visual do novo Polo, resultado do projeto PQ-24, que a Volkswagen está colocando no mercado em segmento intermediário entre o Gol e o próprio Golf.

O Polo vem engrossar a subcategoria inaugurada pelo novo Corsa, em março, e que em semanas contará também com o novo Fiesta: modelos pequenos, mas um pouco maiores e mais caros que os conhecidos Gol e Palio, por exemplo. Se nas dimensões este VW não fica muito acima do velho Gol (3,897 metros de comprimento e 2,46 entre eixos), em diversos aspectos sinaliza uma ascensão que, para muitos, estará na medida certa a caminho do Golf -- a começar pelo preço.

Os quatro faróis ovalados são a marca mais característica do Polo, cujas linhas modernas lembram bastante as do Golf. Ar-condicionado e direção eletroidráulica de série em todas as versões são uma boa novidade Clique para ampliar a imagem

O Polo chega apenas em versão cinco-portas, com três opções de acabamento: básico, Comfortline (ambas 1,6 e 2,0) e Sportline (2,0), todas já da linha 2003. A VW divulgou apenas o preço do 1,6 básico, R$ 28.990, mas o BCWS apurou que o 2,0 custará R$ 32.990. A versão básica já inclui direção assistida eletroidráulica (primazia no segmento), ar-condicionado (controle automático é opcional), rodas de 14 pol, pára-brisa degradê, conta-giros, indicador de proximidade de revisão, banco do motorista regulável em altura e volante ajustável em altura e profundidade (único na categoria).

A Comfortline adiciona rodas de alumínio, ajuste elétrico dos faróis, espelhos iluminados nos pára-sóis, computador de bordo, banco traseiro bipartido e o terceiro encosto de cabeça traseiro. E a Sportline acrescenta faróis e luz traseira de neblina, além de itens externos na cor da carroceria, mas perde o banco bipartido e o terceiro apoio. Todo Polo 2,0, aliás, vem com duas bolsas infláveis (opcionais no 1,6), freios a disco traseiros e rodas de 15 pol com pneus 195/55, em vez de 185/60-14.

Clique para ampliar a imagem O painel valoriza o console central e traz diversos porta-objetos, incluindo uma gaveta sob o banco do motorista e um porta-copo escamoteável. O volante pode ser ajustado em altura e profundidade, pela primeira vez no segmento

Alguns opcionais são os mesmos para todas as versões: controle automático do ar-condicionado (também inédito na classe), controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores, rádio/toca-CD, freios com sistema antitravamento (ABS) e luzes de neblina. O Sportline terá em breve opção de revestimento em couro.

O Polo impressiona bastante bem: as linhas são contemporâneas, agradáveis e transmitem solidez, embora a traseira pudesse ter uma identidade mais acentuada, lembrando menos o Gol e o Golf. Os quatro faróis de superfície complexa conferem ar personalizado. O retrovisor direito é tão amplo quanto o esquerdo (este biconvexo, a exemplo do Golf -- ótima solução), eliminando o inconveniente de alguns VW, e o coeficiente aerodinâmico é bom, 0,32.
 

A versão 1,6 tem bom desempenho e um rodar firme e seguro, mas as relações de marcha incomodam: a 120 km/h são mais de 4.000 rpm, um excesso diante do torque bem distribuído do motor Clique para ampliar a imagem

O interior do Comfortline 1,6 não surpreende pelo requinte -- talvez numa futura versão mais luxuosa e potente --, mas é moderno e funcional. O painel de formas retas evidencia o console central e os raios do volante são um tanto estranhos, embora em posição adequada. Com o duplo ajuste do volante e a regulagem de altura do assento, é fácil encontrar boa posição. Os controles elétricos estão reunidos na porta do motorista, incluindo o interruptor de trava central das portas (que se trancam ao rodar). Continua

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Data de publicação deste artigo: 18/4/02

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