Quando tamanho é documento Com um motor
moderno e eficiente, o Polo 1,0-litro até |
A nova
distribuição do Imposto sobre Produtos Industrializados, IPI,
parece destinada a tornar mais acessível o prazer de dirigir
automóveis de maior cilindrada. A menor disparidade de alíquotas
entre motores abaixo e acima de 1.000 cm3 acaba de tornar mais baratos
modelos como o Polo de 1,6 e 2,0 litros, que já vinha obtendo boas
vendas mesmo em um mercado em que 70% dos automóveis têm motor de 1,0
litro. |
Agora em
posição transversal e com algumas alterações, o conhecido motor do
Gol 16V. Os 79 cv garantem a liderança entre os 1,0-litro aspirados,
mas chegam a elevadas 6.500 rpm |
O motor do novo Polo é o
mesmo lançado há um ano no Gol, mas com modificações (saiba
mais) que trouxeram 3 cv adicionais, colocando-o na liderança de potência entre os 1,0 de
aspiração natural. Como a menor cilindrada o enquadra numa categoria fiscal de
9% de IPI (até outubro; depois, 10%), em vez dos 16% das versões
superiores, o preço pôde cair -- mas não muito. O Polo 1,0 básico custa R$
26.336; o Plus (novo acabamento para o modelo), R$ 26.972; o Comfortline, R$
28.176; e o Sportline (antes restrito ao motor 2,0), R$ 28.514. |
O desempenho
até agrada -- de 0 a 100 km/h em 13,5 s, de acordo com a VW --, mas
só em alta rotação. Não há dúvida de que pagar mais R$ 610 pelo
motor 1,6 seja melhor negócio |
Por essa diferença o usuário troca um motor 1,6 de oito válvulas, com 101 cv de potência e 14,3 m.kgf de torque, pelo 1,0 de 16 válvulas, 79 cv e 9,7 m.kgf. Se a redução de potência é de 22%, o torque máximo cai 33% e passa a surgir em regime
bem mais elevado, 5.000 rpm -- o mais alto em um motor nacional de
automóvel -- contra 3.250 rpm. O resultado, percebido na avaliação
do BCWS em circuito urbano e rodoviário na região de
Florianópolis, SC, não poderia ser outro: menor agilidade em
qualquer situação e a necessidade de manter o motor em maior rotação,
pelo uso freqüente da (levíssima e precisa) alavanca de câmbio. Continua |
|||
|
Avaliações - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 6/8/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |