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Mais quente do que nunca: renovação da Parati e da Corsa Wagon acirra a briga das peruas pequenas
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Nas cidades, com mamães ao volante transportando compras ou os filhos; na estrada, repletas da bagagem de uma família; ou mesmo conduzidas por jovens interessados num veículo prático e diferente dos conhecidos hatches, as peruas pequenas são um segmento importante do mercado. As marcas importadas estão praticamente ausentes dessa categoria, limitando-se à Suzuki Baleno Wagon e, no futuro, Seat Cordoba Vario. Por outro lado, três fabricantes nacionais travam uma briga de foice: Fiat, com a Palio Weekend; General Motors, com a Corsa Wagon; e Volkswagen, com a Parati.

Linhas da Palio ainda são as mais suaves e harmônicas. Entre-eixos maior que o do hatch foi medida importante

Para que o leitor escolha certo, o Best Cars comparou as versões mais completas com motor de 1,6 litro das três peruas: a GLS 16V da Corsa, a Sport da Palio (também de 16 válvulas) e a Parati com o pacote de opcionais denominado Estilo e motor de oito válvulas (a VW só oferece 16 nos motores extremos, de um e dois litros).

O modelo da Fiat, oferecido a R$ 28.530, é mais caro que os da GM (R$ 25.646) e da VW (R$ 25.521), mas os opcionais podem elevar em muito essas cifras. A Corsa chega a R$ 35.700, a Parati a R$ 36.107 e a Palio a R$ 39.854 -- veja a relação de equipamentos e opcionais.

Traseira da Parati mudou pouco na reestilização da linha 2000. Arestas das janelas dão ar antigo, mas o conjunto transmite robustez
As três derivam de hatches lançados em meados da década -- o Corsa e o Gol de segunda geração em 1994, o Palio em 1996 --, o que as torna contemporâneas e ainda atuais. A Parati passou por uma recente reestilização que lhe trouxe atualização com a linha européia da VW. Já a Corsa ganhou novos capô e pára-choques, numa alteração mais sutil e de acerto discutível (diversos leitores já se manifestaram contrários). A Palio, por fim, mantém intocadas as linhas desde o lançamento, em 1997.

A fluidez das linhas, a moderna solução do capô em ascensão destacada -- lembrando quase um monovolume -- e o bom recurso de ampliar o entre-eixos em relação ao Palio hatch (em 6 cm) dão à Weekend um ar agradável, que certamente impulsiona suas vendas. A Parati recorre à impressão de robustez das linhas mais retas, mas perdeu em estilo ao passar a oferecer cinco portas em função das arestas angulosas das janelas.

Desenho menos inspirado é o da Corsa Wagon, parecendo mero alongamento do hatch de cinco portas

A Corsa Wagon fica em franca desvantagem, parecendo um simples alongamento do Corsa cinco-portas e pecando pela timidez da traseira. Também é a única a não oferecer uma versão mais esportiva, com detalhes diferenciados como as demais.

A melhor aerodinâmica é a da Fiat, com coeficiente (Cx) de 0,32, melhor que o do hatch em função da traseira mais longa. Na Corsa é de 0,34 (o mesmo do cinco-portas) e a VW não divulga o da Parati. Continua

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