Best Cars Web Site
Opções de preparação

Por ocasião de seu lançamento, em setembro, o Best Cars Web Site simulou duas opções de preparação para cada um dos motores 1,0-litro do novo Palio. A primeira, uma receita aspirada leve, envolve substituição do comando de válvulas por um com 10 º a mais de duração na abertura de válvulas e 0,3 mm a mais de levantamento, além de coletor de escapamento dimensionado. A segunda, uma receita turbo leve, com turbo de baixa inércia, intercooler aletado e pressão máxima de 0,6 kg/cm².

O oito-válvulas de 55 cv passaria, com a preparação aspirada, a 61 cv a 5.950 rpm e 8,7 m.kgf a 2.700 rpm, o que conferiria ao Palio aceleração de 0 a 100 km/h em 15 s e velocidade final de 153 km/h. Com turbo ele obteria 92 cv a 5.500 rpm (mesma potência do antigo 1,6-litro de oito válvulas) e 14,2 m.kgf a 2.500 rpm, resultando em 178 km/h de velocidade máxima e 11,1 s de aceleração.

O motor 16-válvulas de 70 cv conseguiria, com a preparação aspirada, 78 cv a 6.250 rpm e 9,9 m.kgf a 4.350 rpm, o que resultaria em 166 km/h de máxima e 12,8 s de aceleração. Com turbo seriam 117 cv a 5.750 rpm e 16 m.kgf a 4.000 rpm -- mais forte que o próprio Palio 1,6 16V e que o Gol 16V Turbo --, representando 190 km/h de máxima e 9,5 s de aceleração.

Vale lembrar que a pressão máxima divulgada do Gol Turbo, 1,4 kg/cm², não se manifesta nas altas rotações, sendo por isso superado pelo Palio com apenas 0,6 kg/cm². Por outro lado, a dirigibilidade do Gol é beneficiada por essa definição de pressão.

por Iran Cartaxo

Acelerador e embreagem eliminaram os cabos, que podem transmitir vibrações. E o motor Fire 16V tem várias outras novidades técnicas
Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 70 x 64,9 mm. Cilindrada: 999,1 cm3. Taxa de compressão: 10,2:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 70 cv a 5.750 rpm. Torque máximo: 9,6 m.kgf a 4.000 rpm.
CÂMBIO - manual; 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 4,27; 2) 2,24; 3) 1,52; 4) 1,16; 5) 0,84; diferencial, 4,36. Regime a 120 km/h em 5a.: 4.000 rpm. Regime na velocidade máxima em 5a.: 5.330 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 240 mm ø; traseiros a tambor, 185 mm ø; antitravamento (opcional).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 9,8 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, eixo de torção, estabilizador.
RODAS - 5 x 14 pol; pneus, 175/65 R 14.
DIMENSÕES - comprimento, 3,763 m; largura, 1,620 m; altura, 1,440 m; entreeixos, 2,373 m; bitola dianteira, 1,415 m; bitola traseira, 1,38 m; capacidade do tanque, 48 l; porta-malas, 280 l; peso, 965 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 160 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 14 s.
CONSUMO - em cidade, 13 km/l; em estrada, 17,4 km/l.
Dados do fabricante
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 420; informações de fábrica, 0800-99-1000.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2001; pneus, Pirelli P2000; quilometragem inicial, 2.700 km.

Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados