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Mais esperto e econômico   O motor era o ponto fraco do Palio anterior. Apesar da potência de 61 cv, a maior da categoria ao ser lançado em 1996, essa evolução do propulsor que vem desde o 147, passando pelo Uno (com 1.050 e depois 1.000 cm3) sempre ficou devendo em torque em baixos regimes, confiabilidade (os problemas de rompimento da correia dentada do comando de válvulas são freqüentes em nossa pesquisa com proprietários; saiba mais) e economia (também opinião dos usuários).

Novos bancos têm apoio lombar mais adequado; o motor 16V de 70 cv é bem
mais disposto que o 8V anterior, consome menos e promete maior confiabilidade

A solução? Recomeçar do zero. O motor Fire de 1,25 litro, apresentado há um ano, foi reduzido em cilindrada especialmente para nosso mercado (que é único na diferenciação fiscal abaixo e acima de 1,0 litro). E o resultado foi dos melhores. Mesmo em configuração de quatro válvulas por cilindro, que em muitos casos representa perda de torque em baixa, o Palio ficou "esperto", acelerando e retomando bem no tráfego urbano.

Naturalmente o desempenho em alta progrediu bastante, com a velocidade máxima passando de 152 km/h, do antigo oito-válvulas, para 160 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h baixando de 16,3 s para bons 14 s. O consumo divulgado é de 13 km/l em cidade e 17,4 km/l em estrada -- antes, 12,8 e 17 km/l. A diferença é que o usuário consegue, em suas condições de tráfego, marcas mais próximas às do fabricante que com o antigo motor.

Faróis de duplo refletor já existiam desde 1999, mas os novos adotam superfície complexa e são ainda melhores; rodas de 14 pol com pneus 175/65 estão em boa medida para esta versão
Agradável surpresa, e que representa boa parte da evolução do ELX 1,0, é o baixo nível de ruído e vibração do novo motor. Contribuem para afastar esses fatores de desconforto do interior o revestimento fonoabsorvente sob o capô, o comando hidráulico de embreagem (que também mantém o pedal suave por longo tempo, ao contrário do cabo) e o acelerador eletrônico (cabos sempre podem transmitir vibrações).

Explorar as marchas através do câmbio de bons engates produz um som moderado, típico de modelos de segmento superior. Por falar no câmbio, a Fiat bem poderia eliminar a trava desnecessária para engate da ré. Já a direção permanece exata em sua relação baixa, que requer pouco movimento em curvas e esquinas, e os freios com distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD) são bastante confiáveis.
Espaço interno dentro da média, acabamento melhorado e oferta de opcionais que alguns concorrentes não têm: o Palio está pronto para o disputado segmento dos pequenos
A suspensão foi outro alvo do processo de suavização do Palio. Os resultados são muito bons em piso irregular, pois os impactos e ruídos são bem absorvidos -- em nada lembra a tradicional dureza de seu antecessor, o Uno. O comportamento dinâmico sofreu um pouco, pois a carroceria parece se inclinar mais e transmite menos precisão. Nada que comprometa a segurança, porém.

Aos cinco anos de vida e já tendo sofrido uma "cirurgia plástica" (as aspas se justificam porque o termo, tecnicamente, significa uma reforma mais sutil que a efetuada;
saiba mais), o Palio mostra bom preparo físico, bebe menos e está mais agradável. Um carrinho maduro e bem desenvolvido para encarar a crescente concorrência, incluindo a francesa de Renault (leia avaliação do novo Clio 1,0 16V) e Peugeot. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Acionamento elétr. vidros D / T S/ND
Ajuste de altura bancos E / D ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade O/ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D O
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância O/O/O
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático O/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND
Câmbio automático ND
Comando int. porta-malas S
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina O
Freios antitravamento (ABS) O
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro S
Luzes de leitura D / T ND
Luz traseira de neblina ND
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD O
Relógio S
Repetidoras laterais de direção ND
Rodas de alumínio O
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Terceira parte

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