Best Cars Web Site

Em desempenho, apenas a velocidade máxima foi prejudicada, mas por pouco: no Palio caiu de 188 para 186 km/h. Já a aceleração de 0 a 100 km/h, nesse modelo, baixou de 9,5 para 9,3 segundos, sinalizando a agilidade do motor 1,8. Este é exatamente o mesmo do Stilo, com acelerador eletrônico (que a GM não usa na versão de oito válvulas) e mapeamento de injeção específico para a Fiat. A potência máxima de 103 cv representa perda de 3 cv diante do 1,6 16V. A caixa de câmbio é nova, também similar à do Stilo, mas seus engates pouco diferem dos da anterior. Na suspensão houve recalibragem, sem se perder o rodar suave habitual da linha.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

A personalidade do Siena se aproximou do "primo" Corsa Sedan, com ênfase
nas baixas rotações: acima de 3.500 rpm a aspereza do motor 1,8 incomoda

Dois em um   Ao lado das versões 1,8, a linha Palio traz outra novidade: saem de cena os motores Fire de 1,0 e 1,25 litro com 16 válvulas, de 70 e 80 cv, na ordem. Para substituir ambos, entra o 1,25 de oito válvulas e 67 cv, já disponível há alguns meses no hatch e no picape. A perda de potência se reflete em desempenho inferior, mas o torque bem distribuído deve trazer relativa agilidade no uso em baixa rotação: são 11,1 m.kgf a apenas 2.250 rpm, dos quais 85% disponíveis a partir de 1.500 giros.

A aceleração de 0 a 100 km/h da Weekend, por exemplo, piorou de 13 segundos (da 1,25 16V) para 16,2 s no novo motor. Até a 1,0 16V era mais rápida, com 15,4 s. Já em consumo o oito-válvulas se sai bem: na cidade a perua faz 13 km/l, o mesmo da versão 1,0 16V, contra 11,9 km/l da antiga 1,25 16V (
confira desempenho e consumo de toda a linha).

Com os novos motores a Fiat reescalonou as versões da família. O Palio vem em Fire 1,0, EX 1,0, EX 1,25, EX 1,8 e ELX 1,8; o Siena, em Fire 1,0, EX 1,25, EX 1,8 e ELX 1,8; e a Weekend, em EX 1,25, EX 1,8, Stile 1,8 e Adventure 1,8. Portanto, deixam de existir o Palio Stile e a perua com motor de 1,0 litro. As Weekends Stile e Adventure ganharam rodas de alumínio (de 15 pol na primeira) como itens de série.

Clique para ampliar a imagem

O interior ainda atual permanece inalterado, a não ser pelos controles elétricos de
vidros dos ELX, agora mais baixo e à frente, um retrocesso que não se justifica

O Best Cars Web Site avaliou o Palio e o Siena ELX e a Adventure, todos de motor 1,8 (as versões 1,25 não estavam disponíveis), nas proximidades da Ilha de Comandatuba, na Bahia, em um percurso de aproximados 32 quilômetros cada um, e constatou o que os números faziam esperar. O motor 1,8 deixou os carros ágeis ao comando do acelerador, sobretudo ao sair da imobilidade. Mas não convém superar 3.500 rpm se o motorista não quiser ouvir e sentir sua aspereza, que atenta ao prazer em dirigir. Continua

Os preços das novas versões
Palio EX 1,25 (3p) R$ 20.590 Siena ELX 1,8 R$ 28.935
Palio EX 1,25 (5p) R$ 21.610 Palio Weekend EX 1,25 R$ 25.300
Palio EX 1,8 (5p) R$ 24.910 Palio Weekend EX 1,8 R$ 26.978
Palio ELX 1,8 (5p) R$ 27.640 Palio Adventure 1,8 R$ 33.800
Siena EX 1,25 R$ 23.300 Palio Weekend Stile 1,8 R$ 34.500
Siena EX 1,8 R$ 26.078 Em 6/2/03, sem frete nem opcionais

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados