Embora induza o consumidor a compará-lo a modelos do segmento superior, a Fiat sabe que o Marea é um médio-inferior ou M1. Assim analisado, seu espaço interno é aceitável -- sobretudo em largura -- e acomoda quatro passageiros com conforto, mas o quinto não pode dizer o mesmo. Já o porta-malas, de boa capacidade (500 litros), agrada pela possibilidade de rebater o pára-choque para abaixar o plano de carga, conveniente ao carregar objetos pesados. Cativa a roda do estepe em alumínio, tornando-o 100% operacional, ao contrário das demais versões. |
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Frente agressiva da Marea recebe nova grade; faróis baixos são do tipo superelipsoidal -- muito eficientes -- e possuem lavadores |
Sóbria... ou arisca Similar ao que equipa na
Europa o Fiat Coupé Turbo -- não há Marea com tanta
potência naquele mercado --, mas com 38 cv a menos, o
motor da Turbo deriva do 2-litros de 5 cilindros e 20
válvulas utilizado em toda a linha. Com o
turbocompressor de gerenciamento eletrônico, que opera a
1,2 kg/cm2 de pressão máxima, a potência passou de 142
cv (do Marea HLX) para 182 cv, sempre a 6.000 rpm, e o
torque máximo de 18,1 m.kgf a 5.000 rpm para 27 m.kgf de
2.750 até 4.000 rpm -- um ganho de 49%! |
Revestimento em couro (um dos poucos opcionais) tem ótimo aspecto. Posição de dirigir seria melhor com volante ajustável em profundidade |
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É nas marchas superiores
que a Marea cativa, revelando temperamento mais suave e
agradável que o das versões aspiradas. O motor trabalha
em rotações mais baixas, como 2.700 rpm a 100 km/h em
quinta, e ainda oferece resposta abundante nas retomadas
em qualquer velocidade. Deixa-se o tráfego da estrada
bem para trás em poucos segundos, sem ruídos ou
vibrações -- só o leve assobio da turbina,
perceptível já a 2.000 giros. Poucos carros dessa faixa
de cilindrada no mercado oferecem desempenho tão
saudável. Esse comportamento arisco cobra seu preço nas curvas: é preciso cautela ao dirigir com entusiasmo, pois a frente sai ao acelerar um pouco mais. A Fiat optou por manter a medida dos pneus das outras versões, 195/60 R 15, modificando apenas o código de velocidade (saiba mais). Passar ao aro 16 pol ou adotar maior largura poderia melhorar a capacidade de tração em curvas e arrancadas. Já os freios redimensionados funcionam bem e ocorre menor pulsação do pedal quando o antitravamento (ABS) entra em ação. A suspensão recalibrada reduziu a tendência da Weekend de balançar a traseira. A direção é que poderia tornar-se mais firme em velocidade. |
Mais de 180 cv transmitidos às rodas dianteiras sem controle de tração: comportamento exige cautela dos iniciantes |
Alguns deslizes, como o
desnecessário anel de trava para engate da ré (inexiste
em outras versões e apenas dificulta o engate), o nível
de ruído em piso de baixa qualidade e a embreagem um
pouco pesada, tiram um pouco do prazer de dirigir a Marea
Weekend Turbo. Mas talvez não apareça tão cedo no
mercado outra opção tão apimentada para transportar a
família e sua bagagem a preço tão interessante. |
Equipamentos de série e opcionais | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
* Instalado no porta-malas en adição ao toca-fitas. Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro |
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