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Embora induza o consumidor a compará-lo a modelos do segmento superior, a Fiat sabe que o Marea é um médio-inferior ou M1. Assim analisado, seu espaço interno é aceitável -- sobretudo em largura -- e acomoda quatro passageiros com conforto, mas o quinto não pode dizer o mesmo. Já o porta-malas, de boa capacidade (500 litros), agrada pela possibilidade de rebater o pára-choque para abaixar o plano de carga, conveniente ao carregar objetos pesados. Cativa a roda do estepe em alumínio, tornando-o 100% operacional, ao contrário das demais versões.

Frente agressiva da Marea recebe nova grade; faróis baixos são do tipo superelipsoidal -- muito eficientes -- e possuem lavadores

Sóbria... ou arisca

Similar ao que equipa na Europa o Fiat Coupé Turbo -- não há Marea com tanta potência naquele mercado --, mas com 38 cv a menos, o motor da Turbo deriva do 2-litros de 5 cilindros e 20 válvulas utilizado em toda a linha. Com o turbocompressor de gerenciamento eletrônico, que opera a 1,2 kg/cm2 de pressão máxima, a potência passou de 142 cv (do Marea HLX) para 182 cv, sempre a 6.000 rpm, e o torque máximo de 18,1 m.kgf a 5.000 rpm para 27 m.kgf de 2.750 até 4.000 rpm -- um ganho de 49%!

Dirigir a Weekend Turbo surpreende os desavisados. Saindo de modo sóbrio, como a resposta inicial é relativamente fraca -- em função também da transmissão mais longa --, a tendência é acelerar fundo. Se mantiver o pé nessa posição, o motorista vai-se assustar com os pneus cantando e o volante querendo fugir das mãos a partir dos 3.000 giros. Um controle de tração, como o oferecido no Coupé italiano, cairia bem para preservar os pneus e garantir segurança aos menos habilidosos, já que às vezes se precisa esticar as marchas ou acelerar mais forte em manobras de emergência.

Revestimento em couro (um dos poucos opcionais) tem ótimo aspecto. Posição de dirigir seria melhor com volante ajustável em profundidade

É nas marchas superiores que a Marea cativa, revelando temperamento mais suave e agradável que o das versões aspiradas. O motor trabalha em rotações mais baixas, como 2.700 rpm a 100 km/h em quinta, e ainda oferece resposta abundante nas retomadas em qualquer velocidade. Deixa-se o tráfego da estrada bem para trás em poucos segundos, sem ruídos ou vibrações -- só o leve assobio da turbina, perceptível já a 2.000 giros. Poucos carros dessa faixa de cilindrada no mercado oferecem desempenho tão saudável.

Esse comportamento arisco cobra seu preço nas curvas: é preciso cautela ao dirigir com entusiasmo, pois a frente sai ao acelerar um pouco mais. A Fiat optou por manter a medida dos pneus das outras versões, 195/60 R 15, modificando apenas o código de velocidade (
saiba mais). Passar ao aro 16 pol ou adotar maior largura poderia melhorar a capacidade de tração em curvas e arrancadas. Já os freios redimensionados funcionam bem e ocorre menor pulsação do pedal quando o antitravamento (ABS) entra em ação. A suspensão recalibrada reduziu a tendência da Weekend de balançar a traseira. A direção é que poderia tornar-se mais firme em velocidade.

Mais de 180 cv transmitidos às rodas dianteiras sem controle de tração: comportamento exige cautela dos iniciantes

Alguns deslizes, como o desnecessário anel de trava para engate da ré (inexiste em outras versões e apenas dificulta o engate), o nível de ruído em piso de baixa qualidade e a embreagem um pouco pesada, tiram um pouco do prazer de dirigir a Marea Weekend Turbo. Mas talvez não apareça tão cedo no mercado outra opção tão apimentada para transportar a família e sua bagagem a preço tão interessante.

Equipamentos de série e opcionais
Acionamento elétrico dos vidros D / T S/S   Faróis de neblina S
Ajuste de altura dos bancos E / D S/ND   Freios antitravamento (ABS) S
Ajuste de apoio lombar dos bancos E / D S/ND   Imobilizador de motor S
Ajuste do volante em altura / profundidade S/ND   Limpador/lavador traseiro S
Ajuste elétrico dos retrovisores E / D S/S   Luzes de leitura D / T S/S
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância S   Luz traseira de neblina S
Aquecimento S   Manômetro de óleo / voltímetro ND
Ar-condicionado / controle automático S/S   Rádio/toca-fitas S
Bancos / volante em couro O/S   Rádio/toca-CD O*
Bolsa inflável E / D / laterais S/O/O   Relógio S
Câmbio automático ND   Repetidoras laterais de direção S
Comando interno do porta-malas ND   Rodas de alumínio S
Computador de bordo ND   Terceira luz de freio S
Conta-giros S   Teto solar / comando elétrico O
Controle automático de velocidade ND   Travamento central S
Controle de tração ND   Vidros verdes S
Direção assistida S      

* Instalado no porta-malas en adição ao toca-fitas.

Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro

 
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