Best Cars Web Site

Mazda Protegé LX vs. Toyota Corolla XEi

Um japonês de estilo renovado enfrenta
a robustez de um concorrente nacionalizado

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Um deles foi lançado em sua primeira geração em 1966, carrega o honroso título de automóvel mais vendido na história (mais de 26 milhões, superando o próprio Fusca), a liderança de vendas no Japão há três décadas e é hoje fabricado em Indaiatuba, SP por uma marca instalada no Brasil há mais de 40 anos. O outro, embora derivado da linha 323/Familia lançada em 1963, é conhecido por aqui há menos de oito anos e só há pouco retornou ao mercado nacional, quando sua importadora retomou atividades.

Protegé foi redesenhado e ficou mais agradável, embora as linhas permaneçam discretas e similares às de outros japoneses

Apesar do histórico tão diverso, Toyota Corolla XEi e Mazda Protegé LX têm muito em comum. São sedãs quatro-portas de porte médio-pequeno (segmento M1), com motor de 1,8 litro e 16 válvulas e que espelham a aplicação do método de trabalho japonês a esse tipo de veículo. Com produção nacional, iniciada em 1998, o Corolla tem preço mais em conta: de R$ 30.451 (básico) a R$ 32.693 (com todos os opcionais -- saiba mais) na versão intermediária, XEi. Há também a básica XLi, a partir de R$ 27.207, e a de topo SE-G, por R$ 36.182. O Protegé é vendido em versão única LX, com valor entre R$ 32.048 e R$ 34.134.

O Corolla nacional corresponde à oitava geração lançada no Japão em 1995 e que ganharia, dois anos depois, linhas controvertidas -- com faróis ovalados e uma grade que lembrava um ralador de queijo -- para o mercado europeu. A fraca receptividade dessa versão no Brasil levou a marca a retroceder a um estilo conservador, talvez em demasia.

Os pára-choques salientes, uma vã tentativa de fazê-lo parecer maior, acabam realçando o menor entreeixos da categoria, apenas 2,465 metros (2 cm maior que o do Corsa), embora o comprimento total supere o do Mazda em 8 cm. A altura de rodagem elevada e os frisos cromados na grade concorrem para um ar nada jovial, que acaba por restringir seu público-alvo. Em contrapartida, faróis -- de superfície complexa e lente em policarbonato, como os do concorrente -- e lanternas têm desenho agradável.

A mesma carroceria do Corolla importado mescla-se a frente e traseira conservadoras demais. Entre-eixos curto e altura de rodagem elevada prejudicam a aparência

O japonês Protegé, denominação que recebe nos EUA (na terra natal é 323 Sedan), traz desenho pouco mais novo, de 1996, mais moderno e harmônico. Predominam as linhas retas e fortes, como nos últimos GM, e de traseira lembra o Astra quatro-portas. A versão vendida no Brasil adota especificação norte-americana, com pára-choques protuberantes e luzes de posição e direção dianteiras incorporadas.

A combinação de um dos entre-eixos mais longos do segmento (2,606 metros), suspensão mais baixa e belíssimas rodas de alumínio, com 15 pol de aro e acabamento polido, dá classe e esportividade ao Mazda. É preciso considerar, contudo, que o Corolla SE-G viria com rodas de alumínio em vez das calotas adotadas no XEi. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados