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Se o usuário urbano ainda tem críticas ao Hilux, quem o usar no fora-de-estrada ou para o trabalho não deve ficar insatisfeito. A versão 4x2, que retornou depois de algum tempo ausente do mercado, vem agora com a mesma suspensão elevada da 4x4. E sua valentia surpreendeu em uma estrada de terra, com subidas enlameadas: com algum peso na traseira e o diferencial autobloqueante, que falta aos concorrentes (o Ranger o oferece apenas com motores V6 e diesel), avançou com tranqüilidade e só parou quando desejado.

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Caçamba perdeu os ganchos externos e ganhou mais dois internos. Deveria ser protegida por madeira ou revestimento plástico

Bancos baixos em relação ao assoalho são detalhe curioso do Hilux. A posição de dirigir é adequada e há um enorme porta-objetos, mas o conforto no banco traseiro é crítico

Outras qualidades do Hilux permanecem, como a direção leve, o câmbio de engates corretos e a marcha a ré simples, como se fosse uma sexta. O consumo de combustível é significativo, mas está dentro da média da categoria. Os pedais é que poderiam ser menos pesados.

A versão a gasolina foi desenvolvida só para o Brasil, já que em seu país de origem o diesel domina largamente as vendas. Embora pese mais no bolso a cada abastecimento, o bom desempenho e o preço interessante fazem desse Hilux mais urbano uma opção a considerar -- mas a suspensão...

Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 95 x 96 mm. Cilindrada: 2.694 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Potência máxima: 142 cv a 4.800 rpm. Torque máximo: 23,2 m.kgf a 4.000 rpm. Injeção multiponto.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração traseira. Relações: 1) 3,954; 2) 2,141; 3) 1,384; 4) 1,00; 5) 0,85; diferencial, 4,556. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.350 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, ø ND; traseiros a tambor, ø ND; antitravamento.
DIREÇÃO - de esferas recirculantes; assistência hidráulica; diâmetro de giro, ND.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços triangulares sobrepostos, barras de torção, amortecedores, estabilizador; traseira, eixo rígido, molas semi-elíticas, amortecedores.
RODAS - 15 pol; pneus, 235/75 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,895 m; largura, 1,69 m; altura, 1,765 m; entreeixos, 2,86 m; bitola dianteira, ND; bitola traseira, ND; capacidade do tanque, 65 l; capacidade de carga, 1.225 kg; peso, 1.575 kg.

O motor a gasolina: 16 válvulas e torque
bem distribuído, apesar do pico a 4.800 rpm

Desempenho e consumo
Dados não divulgados pelo fabricante
 
Garantia e assistência
Garantia, 3 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 68; informações de fábrica, (11) 3089-9100.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2002; pneus, Firestone Firehawk ATX; quilometragem inicial, 6.930 km.

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