Valentia em tamanho compacto
Robusto no estilo e no
transporte de carga, o Courier XL |
A Ford tem mesmo tradição em picapes. Nos
Estados Unidos sua série F -- representada aqui pelo F250
-- é o "carro" mais vendido há mais de 15
anos. No Brasil, liderou por muito tempo o segmento leve
com a Pampa, foi a primeira das marcas de origem
americana a ter um modelo médio (o Ranger, ainda em 1994)
e domina o mercado de picapes desde 1998, incluindo
modelos pequenos, médios e grandes. |
Com os mesmos faróis triangulares e exclusiva grade de apenas dois vãos, pintada na cor da carroceria, a nova frente do Courier chega a agradar mais que a do próprio Fiesta |
A nova frente caiu muito
bem ao Courier -- mais até, em nossa opinião, do que ao
Fiesta. A grade exclusiva, de apenas dois vãos e toda
pintada na cor da carroceria, os faróis triangulares de superfície
complexa (mas com
lentes de vidro, e não policarbonato, para imunidade a riscos, segundo
a Ford), os vincos no capô combinaram bem com o porte
robusto do picape, eliminando a aparência frágil dos
modelos anteriores. Na versão XL, que avaliamos, o
aspecto esportivo é realçado por pára-choques pintados
na cor da carroceria e rodas de alumínio de 14 pol. O acabamento interno é bom e uma característica já apreciada no Fiesta -- o recuo do painel diante do passageiro -- mostra-se ainda mais conveniente, pois o ocupante pode se sentar mais à frente para ampliar o espaço para objetos sem ficar comprimido. O teto mais alto que o do hatchback propicia boa acomodação, mesmo para os mais altos, e -- embora não haja regulagem de altura do banco ou do volante -- a posição de dirigir está entre as melhores da categoria, com pedais bem colocados. |
Interior é agradável e bem elaborado, com painel recuado diante do passageiro para ampliar a sensação de espaço; sistema de áudio não é oferecido de fábrica |
O painel
é simples e correto, com conta-giros e relógio digital.
O hodômetro também digital dificulta a adulteração ao
revender o carro, mas a Ford poderia ter mantido o prático
marcador de combustível que não se desligava. O volante
de três raios permite boa pega e há espelho de cortesia
em ambos os pára-sóis, bons porta-objetos nas portas e
travas incorporadas às maçanetas. |
Pára-choque em dois segmentos, com estribos, não é um ponto alto do desenho, mas a caçamba tem proteção interna e o maior comprimento da categoria |
Na hora
de carregar carga, porém, o Courier se sai muito bem. A
capacidade de 700 kg está bem inserida na categoria, o
comprimento da caçamba é o maior (1,816 m) e a montagem
do estepe debaixo dela libera espaço atrás do banco do
passageiro, ao contrário de Saveiro e Corsa -- por outro
lado, sua remoção para uso e verificação de pressão
é menos cômoda. |
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