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No entanto, merecem críticas o espaço reduzido para objetos, a iluminação interna insuficiente e a absurda ausência de toca-CDs. O teto solar, ótimo de usar (comando giratório padrão Audi), tem a curiosidade de estar todo sobre os ocupantes da frente, já que não haveria espaço para seu deslocamento de outra forma. Só que essa posição cria uma ressonância ensurdecedora quando aberto na faixa de 60 a 70 km/h, a menos que se abra um dos vidros. E o porta-malas, além de pequeno (209 litros, pouco maior que o do Ka), tem vão de acesso irregular, dificultando colocar malas de maior porte.

A irreverência está no desenho interno, no painel compacto e até num vasinho para flores junto dele. Os enormes vidros e o pára-brisa bem avançado, porém, nada têm em comum com o velho Fusca
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Por baixo, um Golf   Para muitos ainda é novidade que o Beetle, dentro das modernas tendências de compartilhamento, utiliza plataforma, motor, câmbio, suspensão e outros componentes do Golf 2,0 e do Bora. Assim, não surpreende que rodar com ele seja semelhante a dirigir esses outros VW, dos quais o segundo tem a mesma procedência mexicana do Beetle.

O motor 2,0-litros de oito válvulas e 116 cv é bem conhecido: relativa ótimo torque em baixa rotação (17,3 m.kgf a apenas 2.400 rpm) e potência adequada. O problema não está nele, mas nas relações de marcha: a exemplo de quase todos os Volkswagens, o Beetle exagera nas rotações, gerando ruído desnecessário e incômodo (saiba mais sobre técnica), acentuado pela falta de revestimento fonoabsorvente sob o capô.

Clique para ampliar a imagem O motor tem bom torque, mas a aerodinâmica prejudica o desempenho: máxima de apenas 178 km/h, contra 195 do Golf de mesmo motor. Aceleração e consumo também perdem

Esse desacerto de transmissão, ao lado do coeficiente aerodinâmico elevado, explica a velocidade máxima de 178 km/h, modesta para sua potência -- o próprio Golf 2,0 chega a 195 km/h, sempre de acordo com a VW --, sem que a aceleração seja brilhante: de 0 a 100 km/h em 11,7 s. O consumo é apenas razoável na cidade (9 km/l) e mais adequado na estrada (15,8 km/l, dados de fábrica), ambos ligeiramente piores que no Golf de mesmo motor. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D S/ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/S
Ajuste elétr. retrovisores E / D S
Alarme / controle a distância S/S
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático S/ND
Bancos / volante em couro O/S
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/S
Câmbio automático O
Comando interno do porta-malas S
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle elétr. dos vidros D / T S/NA
Controle aut. de velocidade S
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina S
Freios antitravamento (ABS) S
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro ND
Luzes de leitura D / T S/S
Luz traseira de neblina ND
Rádio/toca-fitas S
Rádio/toca-CD ND
Relógio S
Repetidores laterais de direção S
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico O
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Preços
Básico US$ 29.038 (R$ 70.271)
Completo US$ 34.400 (R$ 83.248)
Vigentes em 25/2/02;
convertidos a R$ 2,42 por dólar
Preços dos opcionais
Transmissão automática de 4 marchas, US$ 3.203; revestimento dos bancos em couro e aquecimento + teto solar elétrico, US$ 1.794; pintura metálica, US$ 244; perolizada, US$ 365.
Terceira parte

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