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Com isso, a Allroad concilia uma altura livre do solo adequada ao fora-de-estrada ao comportamento dinâmico que se espera de um Audi, sem sofrer dos inconvenientes dos utilitários-esporte. A variação de altura chega a 66 mm e ocorre em função de bolsas de ar que funcionam como molas pneumáticas, controladas por sensores. O carro chega ao requinte de subir ao segundo nível mais elevado ao ser estacionado, prevendo saídas de estacionamento irregulares ou inclinadas.

Clique para ampliar a imagem Motor V6 com dois turbos, o mesmo do A6 mas com menor potência, oferece o torque máximo já em 1.800 rpm. Com tração integral, o eixo traseiro de torção dá lugar a uma eficiente suspensão de duplo braço triangular

Dirigida em um curto percurso mesclando asfalto e terra, a Allroad mostrou ótimo desempenho e muita valentia. Não duvidamos da aceleração de 0 a 100 km/h informada pelo importador, em 7,7 s, apesar do peso equivalente a um utilitário-esporte com motor V8. No fora-de-estrada a absorção de impactos é muito boa, proporcionando conforto, embora a suspensão e os bancos sejam rígidos. A variação de altura da suspensão é imperceptível ao volante nessas condições, mas em nenhum momento o veículo raspou contra as irregularidades do piso.

Será uma opção respeitável a quem pensava em uma perua de luxo, mas tendia a um utilitário-esporte em função do tráfego por estradas sem pavimento, como no acesso a fazendas e casas de campo. Mas não será para muitos: por R$ 188.548 (em pacote completo, com opção apenas das bolsas infláveis que protegem ombros e cabeças), custa 20% a mais que a Volvo Cross Country de 200 cv e chega perto da versão V8 (286 cv, R$ 199.000) do utilitário-esporte X5 da BMW.

A Allroad no fora-de-estrada: variação de altura imperceptível e conforto muito superior aos utilitários-esporte, apesar da calibragem firme da suspensão Clique para ampliar a imagem

Familiares e esportivos   Os sedãs e peruas esportivos têm um público fiel. Sem o desconforto, o ruído e a falta de espaço dos cupês, oferecem desempenho e comportamento dinâmico similares a estes e podem ser usados como pacatos modelos familiares quando necessário. A oferta desse tipo de veículo -- até então restrita ao BMW M5 e ao Mercedes E55 AMG, dentro do segmento grande -- fica mais ampla com a chegada dos Audis S6 (sedã) e S6 Avant (perua).

Por fora as linhas avançadas do A6 recebem toques esportivos de muito bom gosto: rodas de 8 x 17 pol modelo Avus com pneus 255/40, dupla saída de escapamento, suspensão 16 mm mais baixa, amplas tomadas de ar (a inferior também com moldura cromada, assim como no A6 V8) e retrovisores de alumínio polido. O resultado está acima de críticas em ambos os modelos.

O interior é sofisticado e agradável, utilizando o preto do revestimento dos bancos ao do teto, o que agrada apesar da impressão de calor -- amenizado pelo teto solar que aciona a ventilação interna, como na Allroad. Os bancos esportivos Recaro oferecem farto apoio lateral e surgem apliques de fibra de carbono legítima no painel e nas portas.

Clique para ampliar a imagem Proposta distinta: a S6 Avant tem menor altura de rodagem, adereços esportivos de muito bom gosto e motor V8 aspirado de 4,2 litros, com saudáveis 340 cv de potência

No sol intenso da Bahia, contudo, tanto estas superfícies brilhantes quanto a tampa polida do câmbio Tiptronic (que também pode ser comandado por botões no volante) provocaram incômodos reflexos. E soa estranho ler no computador de bordo, em português de Portugal, que se deve aplicar "o travão de pé antes de meter uma marcha"...

O motor V8 de 4,2 litros e 40 válvulas, de aspiração natural, deriva do A6 e é o mesmo usado no esportivo S8 até 1999, quando este passou a 360 cv. No S6 a potência máxima é de 340 cv -- pouco abaixo do Mercedes, de 354 cv, e bem menos que os 408 cv do BMW -- e o torque de 42,8 m.kgf, obtido ao regime ainda moderado de 3.400 rpm. São 81 cv por litro de cilindrada, potência específica bem alta para um motor sem superalimentação. O coletor de admissão variável ameniza a tendência à falta de torque.

Acabamento preto do S6 inclui o teto e há fibra de carbono no painel e na portas. Como na Allroad, o computador de bordo pode informar em português -- mas no de Portugal, que pede aplicação dos "travões", ou freios Clique para ampliar a imagem

Seja com câmbio manual de seis marchas ou com o Tiptronic de cinco, o S6 promete muita emoção: aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 s (6,7 no Tiptronic) e velocidade máxima de 250 km/h, controlada eletronicamente em função do acordo entre alguns fabricantes e o governo da Alemanha. A tração integral Quattro, com diferencial central Torsen, distribui a força entre as quatro rodas de acordo com as condições de aderência e há todo o aparato de segurança, dos faróis de xenônio às seis bolsas infláveis. Continua

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