Com isso, a Allroad concilia uma altura livre do solo adequada ao fora-de-estrada ao comportamento dinâmico que se espera de um Audi, sem sofrer dos inconvenientes dos utilitários-esporte. A variação de altura chega a 66 mm e ocorre em função de bolsas de ar que funcionam como molas pneumáticas, controladas por sensores. O carro chega ao requinte de subir ao segundo nível mais elevado ao ser estacionado, prevendo saídas de estacionamento irregulares ou inclinadas. |
Dirigida em um curto percurso mesclando asfalto e terra, a Allroad mostrou ótimo desempenho e muita valentia. Não duvidamos da aceleração de 0 a 100 km/h informada pelo importador, em 7,7 s, apesar do peso equivalente a um utilitário-esporte com motor V8. No fora-de-estrada a absorção de impactos é muito boa, proporcionando conforto, embora a suspensão e os bancos sejam rígidos. A variação de altura da suspensão é imperceptível ao volante nessas condições, mas em nenhum momento o veículo raspou contra as irregularidades do piso. |
A Allroad no fora-de-estrada: variação de altura imperceptível e conforto muito superior aos utilitários-esporte, apesar da calibragem firme da suspensão |
Familiares
e esportivos Os sedãs e peruas esportivos têm um público fiel. Sem o desconforto, o ruído e a falta de espaço dos cupês, oferecem desempenho e comportamento dinâmico similares
a estes e podem ser usados como pacatos modelos familiares quando necessário.
A oferta desse tipo de veículo -- até então restrita ao BMW M5 e ao Mercedes E55 AMG, dentro do segmento grande -- fica mais ampla com a chegada dos Audis S6 (sedã) e S6 Avant (perua). |
Proposta distinta: a S6 Avant tem menor altura de rodagem, adereços esportivos de muito bom gosto e motor V8 aspirado de 4,2 litros, com saudáveis 340 cv de potência |
No sol intenso da Bahia, contudo, tanto estas superfícies brilhantes quanto a tampa polida do câmbio Tiptronic (que também pode ser comandado por botões no volante) provocaram incômodos reflexos. E soa estranho ler no computador de bordo, em português de Portugal, que se deve aplicar "o travão de pé antes de meter uma marcha"... |
Seja com câmbio manual de seis marchas ou com o Tiptronic de cinco, o S6 promete muita emoção: aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 s (6,7 no Tiptronic) e velocidade máxima de 250 km/h, controlada eletronicamente em função do acordo entre alguns fabricantes e o governo da Alemanha. A tração integral Quattro, com diferencial central Torsen, distribui a força entre as quatro rodas de acordo com as condições de aderência e há todo o aparato de segurança, dos faróis de xenônio às seis bolsas infláveis. Continua |
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