Best Cars Web Site

As linhas básicas do modelo três-portas se mantêm, mas o "S" recebe pára-choques mais envolventes, o dianteiro com faróis de neblina incorporados; friso na soleira das portas; faróis com lâmpadas de xenônio; spoiler traseiro e rodas de 7,5 x 17 pol, modelo Avus, calçadas por pneus 225/45 de código de velocidade W (para 270 km/h). Suspensão mais baixa e emblemas S3 na grade e na tampa do porta-malas completam o conjunto agressivo e imponente, que convida a acelerar.

Do spoiler na tampa traseira aos faróis de xenônio, passando por pneus 225/45, tudo transpira esportividade e sofisticação no S3. Mas seu desempenho é próximo ao do 180 CV
O interior ganha bancos mais envolventes, com ajustes elétricos -- mas não de distância -- e regulagem lombar, computador de bordo e sistema de verificação (check-control). A inscrição Quattro na tampa do porta-luvas refere-se à tração integral. O sistema adotado, contudo, é o Syncro da Volkswagen e não o Quattro tradicional da Audi, por imposição do motor transversal.

O motor é o mesmo de 1,8 litro, 20 válvulas e turbocompressor, mas a afinação foi mais longe: além de modificar a central eletrônica e a pressão da turbina, a Audi instalou dois intercoolers. A potência passou para 210 cv e o torque para 27,5 m.kgf, numa faixa ampla de 2.100 a 5.000 rpm. Ainda, o acelerador utiliza sensor eletrônico em vez de cabo (sistema drive by wire) e as emissões poluentes atendem às normas européias que entram em vigor em 2004.

Painel é discreto, mas o interior ganha bancos mais envolventes e com regulagem elétrica -- exceto da posição longitudinal, uma falha
Com relação peso/potência de apenas 6,5 kg/cv, acelerar o S3 através das marchas (seis, com relações bem próximas entre si), vendo e ouvindo o conta-giros tocar 7.000 rpm, é puro prazer. À ligeira hesitação abaixo de 2.000 rpm segue-se uma explosão de potência, que parece não querer terminar. Tudo bem administrado pela tração integral variável, que transfere torque para as rodas traseiras apenas quando uma das dianteiras perde aderência.

As marcas de desempenho divulgadas não deixam dúvidas de seu potencial: velocidade máxima de 238 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos colocam-no no patamar do BMW Z3 Coupé de 2,8 litros. No Brasil, contudo, o S3 não tem concorrentes.

Tração do S3 é dianteira até que haja perda de aderência. Por conta do sistema, a suspensão traseira é diferente do A3 e o porta-malas foi reduzido. Câmbio é de 6 marchas
Em nome da segurança, os discos de freio foram redimensionados (dianteiros enormes, de 312 mm de diâmetro, e traseiros também ventilados) e há bolsas infláveis frontais e laterais para motorista e passageiro. A suspensão traseira é diferente, por causa da tração integral. Por conta disso, o porta-malas foi reduzido em 80 litros.

Pelo prazer de acelerar e por seu estilo, o S3 não cobra barato: R$ 96.525, o dobro de um A3 1.8 Turbo de 150 cv! Sem dúvida, um carro para muito poucos.

Ficha técnica
  A3 Turbo 180 CV S3
MOTOR
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 5
Diâmetro e curso 81 x 86,4 mm
Cilindrada 1.781 cm3
Taxa de compressão 9,5:1
Alimentação Injeção multiponto seqüencial, turbocompressor (S3: dois intercoolers)
Potência máxima 180 cv a 5.500 rpm 210 cv a 5.800 rpm
Torque máximo 23,9 m.kgf de 1.750 rpm a 4.600 rpm 27,5 m.kgf de 2.100 a 5.000 rpm
CÂMBIO
Marchas 5 6
Tração dianteira integral
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco (S3: ventilado)
Antitravamento sim
DIREÇÃO
Sistema pinhão e cremaleira
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro 10,9 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente McPherson, estabilizador
Traseira eixo de torção, estabilizador independente, braço arrastado, braços transversais
RODAS E PNEUS
Dimensões 6 x 15 pol 7,5 x 17 pol
Pneus 205/60 R 15 V 225/45 R 17 W
DIMENSÕES
Comprimento 4,152 m 4,159 m
Largura 1,735 m 1,763 m
Altura 1,427 m 1,415 m
Entre-eixos 2,513 m 2,519 m
Capac. tanque 55 l 62 l
Porta-malas 350 l 270 l
Peso 1.180 kg 1.375 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 228 km/h 238 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,2 s 6,8 s
Consumo em cidade 9,4 km/l 8,2 km/l
Consumo em estrada 16,1 km/l 13,9 km/l
Dados do fabricante

Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados