As linhas básicas do modelo três-portas se mantêm, mas o "S" recebe pára-choques mais envolventes, o dianteiro com faróis de neblina incorporados; friso na soleira das portas; faróis com lâmpadas de xenônio; spoiler traseiro e rodas de 7,5 x 17 pol, modelo Avus, calçadas por pneus 225/45 de código de velocidade W (para 270 km/h). Suspensão mais baixa e emblemas S3 na grade e na tampa do porta-malas completam o conjunto agressivo e imponente, que convida a acelerar. |
Do spoiler na tampa traseira aos faróis de xenônio, passando por pneus 225/45, tudo transpira esportividade e sofisticação no S3. Mas seu desempenho é próximo ao do 180 CV |
O interior ganha bancos
mais envolventes, com ajustes elétricos -- mas não de
distância -- e regulagem lombar, computador de bordo e
sistema de verificação (check-control). A
inscrição Quattro na tampa do porta-luvas
refere-se à tração integral. O sistema adotado,
contudo, é o Syncro da Volkswagen e não o Quattro
tradicional da Audi, por imposição do motor
transversal. O motor é o mesmo de 1,8 litro, 20 válvulas e turbocompressor, mas a afinação foi mais longe: além de modificar a central eletrônica e a pressão da turbina, a Audi instalou dois intercoolers. A potência passou para 210 cv e o torque para 27,5 m.kgf, numa faixa ampla de 2.100 a 5.000 rpm. Ainda, o acelerador utiliza sensor eletrônico em vez de cabo (sistema drive by wire) e as emissões poluentes atendem às normas européias que entram em vigor em 2004. |
Painel é discreto, mas o interior ganha bancos mais envolventes e com regulagem elétrica -- exceto da posição longitudinal, uma falha |
Com relação
peso/potência de apenas 6,5 kg/cv, acelerar o S3
através das marchas (seis, com relações bem próximas
entre si), vendo e ouvindo o conta-giros tocar 7.000 rpm,
é puro prazer. À ligeira hesitação abaixo de 2.000
rpm segue-se uma explosão de potência, que parece não
querer terminar. Tudo bem administrado pela tração
integral variável, que transfere torque para as rodas
traseiras apenas quando uma das dianteiras perde
aderência. As marcas de desempenho divulgadas não deixam dúvidas de seu potencial: velocidade máxima de 238 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos colocam-no no patamar do BMW Z3 Coupé de 2,8 litros. No Brasil, contudo, o S3 não tem concorrentes. |
Tração do S3 é dianteira até que haja perda de aderência. Por conta do sistema, a suspensão traseira é diferente do A3 e o porta-malas foi reduzido. Câmbio é de 6 marchas |
Em nome da segurança, os
discos de freio foram redimensionados (dianteiros
enormes, de 312 mm de diâmetro, e traseiros também
ventilados) e há bolsas infláveis frontais e laterais
para motorista e passageiro. A suspensão traseira é
diferente, por causa da tração integral. Por conta
disso, o porta-malas foi reduzido em 80 litros. Pelo prazer de acelerar e por seu estilo, o S3 não cobra barato: R$ 96.525, o dobro de um A3 1.8 Turbo de 150 cv! Sem dúvida, um carro para muito poucos. |
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