Best Cars Web Site
Técnica

A tração traseira, de volta

 

Quando tudo parecia definido, marcas de peso retornam
à tradicional disposição de rodas posteriores motrizes

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

É uma das grandes discussões no mundo automobilístico: onde devem estar as rodas motrizes, atrás ou na frente. Muito tem sido escrito a respeito e pode parecer redundância o BCWS voltar ao assunto, mas não é. O consumidor precisa conhecer todos os lados da questão para que, havendo opção, sua decisão de compra seja acertada.

Embora no Brasil só se produzam automóveis de tração dianteira, existem opções importadas -- e a tendência pode mudar, como já ocorreu em alguns lugares.

O carro de Cugnot, em 1769: motor
a vapor e tração dianteira

Ford, General Motors e DaimlerChrysler já anunciaram planos para o lançamento de novas gerações de automóveis com tração traseira nos Estados Unidos. A Holden, GM australiana, tornou-se uma espécie de baluarte desse tipo de tração, apesar da previsão de seu abandono pela Opel, o braço alemão do grupo que fornece projetos à Holden (o atual executivo-chefe desta, Peter Hanenberger, foi o criador do Opel Omega). No Brasil, são de tração traseira apenas a venerável Kombi, os picapes não-derivados de automóveis e o utilitário esporte Blazer. Todo o resto, fora os 4x4, é de tração dianteira.

As duas trações praticamente convivem desde que surgiu o automóvel. Na verdade, o primeiro veículo auto-propelido de que se tem notícia, o do engenheiro do exército francês Nicolas-Joseph Cugnot, construído em 1769, tinha tração dianteira. Era uma carroça de três rodas com motor a vapor. Até o Lohner-Porsche, de 1900, usava tração dianteira, com propulsão mediante motores elétricos nos cubos dessas rodas.

Mas a tração dianteira ganhou mesmo força a partir da década de 1920, com o americano Henry Miller, construtor do carro que chegou em segundo na 500 Milhas de Indianápolis em 1925. Depois vieram o DKW Front de 1932, o Citroën 7CV/11CV em 1934 e o Cord 810 em 1936, este americano, para criar o mito da tração dianteira como sinônimo de estabilidade direcional e nas curvas.

O DKW Front: criando o mito da
melhor estabilidade com tração à frente

Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, o trio Citroën-DKW-Saab e o pequeno Dyna Panhard francês formaram o esquadrão principal de tração nas rodas da frente, engrossado pelo Morris Mini em 1959. No final da década de 60 começava a grande debandada para a tração dianteira. Continua

Técnica & Preparação - Página principal - e-mail

Data de publicação: 12/4/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados