Best Cars Web Site
Supercarros

Terminou a revolvolution

Clique para ampliar a imagem

O Volvo S80 chega à segunda geração com estilo previsível,
mas traz motor V8, tração integral e novidades em segurança

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Parece que acabou o tempo de grandes renovações de estilo para a Volvo. Desde o primeiro S80, de 1998, a marca sueca aplicou seu novo padrão de desenho (grade proeminente, "ombros" largos", queda do teto como em um cupê, lanternas traseiras que acompanham as laterais sinuosas) a toda a linha de sedãs (S40, S60)  ao recente cupê C70. Era a revolvolution, trocadilho com seu nome e a palavra inglesa para revolução. Agora chega a segunda geração do S80, com lançamento em 28 de fevereiro no Salão de Genebra, na Suíça, e a sensação é de algo conhecido. Faltaram surpresas, mas não faltou elegância.

Ao que parece, as maiores atenções foram à parte mecânica. Ele é o primeiro sedã da Volvo com motor de oito cilindros: o mesmo V8 de 4,4 litros, com potência de 315 cv e torque de 44,9 m.kgf, já usado no utilitário esporte XC90. A opção intermediária é inédita: um seis-cilindros em linha de 3,2 litros, 238 cv e 32,6 m.kgf que é tão compacto quanto o cinco-cilindros da empresa. E há outros dois motores com esta última configuração: o 2,5-litros turbo a gasolina, de 200 cv e 30,6 m.kgf, e o 2,4 turbodiesel, com 185 cv e 40,8 m.kgf.

A tração permanece dianteira, mas o V8 traz um sistema integral permanente, combinado ao controle eletrônico da suspensão (chamado de Four-C pela marca). Além de controles de estabilidade e tração de série, o S80 tem a primazia na Volvo do controlador de velocidade ativo, que alerta o motorista, mesmo quando inativo, sobre um veículo ou obstáculo próximo à frente. Os faróis usam lâmpadas de xenônio em ambos os fachos e iluminam na direção das curvas. E o sistema de alarme tem uma inovação: um sensor de batimentos cardíacos no interior, que alerta o usuário a distância se alguém estiver no carro após trancado.

Apesar da falta de novidades na aparência, a empresa espera conquistar novos clientes: em suas expectativas, 70% dos S80 irão para compradores que ainda não têm um Volvo.

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 31/1/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados