Best Cars Web Site
Supercarros

O Ferrari Enzo dos utilitários

Clique para ampliar a imagem

A Volvo apresenta uma versão apimentada do XC 90, com 650 cv,
e outras do S40 e da V50, com desempenho e estilo de sobra

Texto: Marcelo Ramos - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A aparência imponente denuncia não se tratar de um XC 90 qualquer: o PUV passa de 315 para 650 cv!

Porsche Cayenne Turbo e Volkswagen Touareg Sport W12 que se cuidem. Após a Volvo decidir entrar no mercado de utilitários esporte, agora apresenta sua versão nervosa no SEMA Show 2004. Batizado de XC 90 PUV (Power Utility Vehicle, ou veículo utilitário potente), tem como proposta oferecer espaço, conforto, esportividade e muita, muita potência.

Originalmente o recém-lançado motor V8 de 4,4 litros produz 315 cv. As extensas modificações elevaram sua potência para absurdos 650 cv (só 10 a menos que um Ferrari Enzo), o que o torna o utilitário mais potente do mundo entre os desenvolvidos pelos próprios fabricantes. O PUV tem caixa automática de seis marchas Geartronic e distribuição de torque eletrônica entre as quatro rodas.

Dentro dos princípios da marca de prezar a segurança, o utilitário esporte possui um sistema de controle de estabilidade de rolagem (RSC, Roll Stability Control), que o fabricante faz questão de frisar que foi o pioneira na categoria. Para competir com o ronco do motor, foi instalado um poderoso sistema de áudio com tecnologia Dolby Pro Logic.

Por fora o PUV apresenta um estilo bastante imponente, que corresponde ao desempenho de seu motor. Na parte frontal foi adotado novo pára-choque com uma enorme tomada de ar, que deixa o resfriador de ar à mostra. Também foram incluídos novos faróis auxiliares, entradas de ar laterais para resfriar os discos de freio, pára-lamas alargados para abrigar as enormes rodas e pneus e, na traseira, novo pára-choque, que acompanha o estilo da peça dianteira e envolve as quatro saídas do escapamento.

Curioso é haver no XC 90 PUV um emblema, nos pára-lamas dianteiros, bastante semelhante ao escudo da Ferrari. No entanto, em vez do famoso Cavallino Rampante, as iniciais do comendador Enzo e faixas com as cores da bandeira italiana, há um debochado alce. A Volvo não explica o que significa o emblema, mas se pode imaginar que pretenda, com ele, aliar o desempenho dos carros de Maranello à capacidade de encarar qualquer tipo de terreno. Continua

Supercarros - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 6/11/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados