Best Cars Web Site
Supercarros
Caçula, mas com todo o charme

Clique para ampliar a imagem

Menor modelo da britânica Aston Martin, o V8 Vantage chega
com pompa e circunstância para disputar com Porsche 911

Texto: Marcelo Ramos - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Desenhado pelo mesmo autor do BMW Z8, o novo esportivo inglês esbanja elegância -- e semelhanças com os irmãos maiores, o DB9 e o Vanquish S

Carros ingleses sempre foram famosos por sua pompa e elegância — até mesmo o Mini Cooper exibe seu charme. No entanto, algumas marcas britânicas extravasam seus predicados, adicionando potência e requinte, como é o caso da Aston Martin. Tradicional fornecedora de esportivos para James Bond, o agente secreto 007, a marca sempre produziu modelos de alto desempenho com uma tiragem inversamente proporcional à potência de seus carros.

Para tentar ampliar sua participação no mercado de superesportivos, a fábrica de Gaydon resolveu lançar um modelo de entrada. Para isso adotou o mesmo conceito de motorização que a Ferrari: enquanto os modelos superiores da linha usam propulsores V12, no "básico" aparece um V8. O V8 Vantage, nome que remete a um famoso Aston das décadas de 1970 e 1980 (leia história), vem completar a família que já conta com o supercupê Vanquish S (de dois ou 2+2 lugares) e os mais "familiares" DB9 e DB9 Volante (conversível), de quatro lugares, que substituíram a linha DB7.

O projeto do "Baby-Aston" teve início logo após a apresentação do Vanquish, em 2001, com o qual foi inaugurada uma nova concepção visual herdada do DB7. O desenho foi coordenado pelo diretor de estilo Henrik Fisker, que já havia participado do desenvolvimento do DB9, além de ser o responsável pelas linhas do antológico BMW Z8. O carro deveria ter entreeixos mais curto, abrigar apenas dois ocupantes e reservar espaço considerável para bagagem. Aliado à tração traseira e motor central-dianteiro, se tornaria um autentico grã-turismo. Com essa proposta, deve concorrer com medalhões como Porsche 911, Mercedes-Benz CLK AMG, BMW Série 6 e Maserati Coupé. O Ferrari mais acessível, o F430, está em outra faixa de preço.

Sua pré-estréia foi no Salão de Detroit de 2003, como o conceito AMV8 Vantage. Logo de início surpreendeu pela beleza de linhas, que traziam o mesmo vigor que o Vanquish, mas com maior sutileza. Detalhes característicos da marca, como a grade dianteira e as saídas de ar laterais, estavam presentes. Suas formas não apresentavam nenhuma extravagância, o que indicava que o modelo final não seria muito diferente. Fisker anunciou que o novo Aston estaria à venda no ano seguinte. Continua

Supercarros - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 19/11/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados