Best Cars Web Site
Supercarros
Musculoso à moda britânica

Clique para ampliar a imagem

A velha receita americana — motor grande em carro
médio — leva o Aston Martin Vantage a 600 cv

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A clássica receita dos muscle cars, carros musculosos, consiste em aplicar a um modelo compacto ou médio o maior motor disponível na marca. Foi assim com o Pontiac GTO, pioneiro da classe em 1964, e com vários outros americanos que o seguiram. De certo modo, o velho método de Detroit reaparece agora em terras inglesas com o Aston Martin V12 Vantage RS.

A marca britânica, famosa por servir ao agente secreto 007, elaborou um V8 Vantage (que representa o acesso a sua linha) com o motor V12 de 6,0 litros usado por DB9, DBS e Vanquish, retrabalhado com novos cabeçotes, comandos de válvulas, coletor de escapamento, pistões (forjados), bielas e lubrificação (com cárter seco).

A potência de 600 cv a 6.250 rpm e o torque máximo de 70,4 m.kgf a 5.000 rpm representam, em relação ao V8 original, aumentos de 58% e 69%, na ordem. O conceito RS teve ainda importante redução de peso, que ficou abaixo de 1.600 kg. O resultado: aceleração de 0 a 100 km/h em quatro segundos e de 0 a 160 em 8,5 s. Se chegar assim às ruas, será o mais rápido Aston Martin de rua já fabricado.

As belas formas do Vantage ficaram mais esportivas com o novo defletor dianteiro, saídas de ar no capô, aerofólio traseiro que se eleva em alta velocidade e novas rodas. Como no DBS, capô e tampa do porta-malas são de fibra de carbono e os discos de freio vêm em carbono-cerâmica. Por ora o RS é apenas um carro-conceito, mas a empresa diz que está atenta à opinião do público e, se houver demanda suficiente, vai "considerar seriamente" a produção de uma série limitada, "com um preço que refletirá sua exclusividade".

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 13/12/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados