Best Cars Web Site
Supercarros

Luxo ao extremo

Clique para ampliar a imagem

A Cadillac prepara mais uma novidade que promete
esquentar a febre dos roadsters nos EUA: o XLR

Texto: Fernando Gonçalves - Edição: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Depois do sucesso do CTS a Cadillac, a centenária empresa pertencente ao grupo General Motors, introduziu no último Salão de Detroit, em janeiro, um modelo que arrancou suspiros de visitantes e jornalistas vindos de toda parte do mundo. O XLR marca mais uma ousadia da marca em projetar um carro esporte, mudando o conceito de carro grande e familiar que sempre caracterizava os Cadillacs.

A primeira aparição do roadster de luxo que resultaria no XLR (X-Series Luxury Roadster) ocorreu em 1999, como o carro-conceito Evoq. O novo produto dá continuidade ao sedã CTS na busca de consumidores mais jovens. Já chegaram às instalações da Cadillac, em Bowling Green, no estado de Kentucky, cerca de 50.000 pedidos de informação sobre o XLR.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Quatro anos depois do conceito Evoq, o roadster de linhas angulosas chega ao
mercado esbanjando classe e sofisticação, inclusive no conjunto mecânico

O novo Cadillac é um conversível esporte de luxo, com um desenho arrojado que nasceu do Evoq. O desenhista Tom Peters diz que as principais mudanças entre o conceito e o XLR foram a distância entre eixos, com as rodas traseiras ligeiramente deslocadas para trás, e as formas do carro, alteradas para acomodar mais espaço e permitir melhor visão traseira. O XLR mede 4,51 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,27 m de altura. No habitáculo o espaço é um dos melhores da categoria, graças à distância entre eixos de 2,68 m.

O interior mescla a tecnologia de última geração com o acabamento contemporâneo. Entre os recursos estão o câmbio manual-automático de cinco marchas e o controle automático de velocidade ACC (Adaptive Cruise Control), que monitora a distância do carro à frente. Há também um mostrador projetado no pára-brisa que informa a velocidade, a marcha utilizada e a faixa selecionada do toca-CDs.

Ainda dispõe de um sistema de entretenimento e informação avançada. Através de um monitor colorido de sete polegadas, os ocupantes podem desfrutar de um exclusivo rádio com disqueteira (com capacidade para seis CDs), nove alto-falantes Bose e 250 watts de potência, com DVD conjugado.

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem


O interior combina couro, madeira e alumínio com bom gosto. Os instrumentos levam a grife da italiana Bvlgari e o mostrador no console exibe informações e entretenimento

Um inteligente sistema ativado por comando da voz, o OnStar, protege os ocupantes através dos serviços de notificação de emergência, como colisão e roubo do veículo, entre outros serviços. O "conselheiro virtual" ainda pode fornecer informação personalizada (cotação da moeda, tempo, e-mail e notícias) através da internet e há um telefone celular ativado por voz.

Para abrir ou fechar as portas, um simples chaveiro eletrônico faz a leitura através de um sensor, semelhante ao do Mercedes-Benz SL, um de seus concorrentes diretos. Para dar a partida, basta apertar um botão Start no painel para ouvir o V8 funcionando. Com o mesmo botão pode-se desligar o propulsor. Os instrumentos do painel, assim como a chave eletrônica, foram desenhados pela grife italiana Bvlgari, especialista em jóias. O couro de excelente padrão e a madeira-de-lei contrastam com os apliques de alumínio. Continua

Supercarros - Página principal - e-mail

Data de publicação: 21/6/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados