Série especial, nem As versões limitadas
têm estilo personalizado e mais |
Surf, Club, Formula, Turim, Los Angeles, 500
Anos, 75 Anos, Power, Milenium... O leitor já percebeu que essa salada de nomes refere-se às chamadas séries especiais.
Elas são uma prática antiga como edição comemorativa do modelo ou da marca, mas o que se vê hoje é uma banalização
desse recurso com um único objetivo: melhorar as vendas. |
A Volkswagen
é a campeã das séries especiais no mercado nacional, com versões
como o Saveiro Fun, no alto. Outra que as utiliza muito é a GM, como
no Monza 500 EF, ao lado |
A receita é simples. Partindo-se quase sempre de uma versão simples, enche-se
o carro de equipamentos e acessórios -- em geral aqueles mais aparentes por fora, mesmo que sem nenhuma utilidade
prática --, pinta-se um detalhe aqui, troca-se outro ali, muda-se o desenho das rodas e pronto: tem-se uma série especial. Mas por que ela
acaba sendo mais barata que as outras de equipamento similar? |
Por trás da
aparência caprichada é que se percebe: a maioria das séries deriva
de versões básicas, como o Vectra Milenium, baseado no GL. E assim
são consideradas na hora da revenda |
Normalmente o mercado
vê a série especial como um veiculo básico, com um retoque aqui e outro ali. Da mesma forma que não se espera uma melhor avaliação na hora da troca em veículos com acessórios de "perfumaria"
instalados após a compra, como rodas de alumínio, aerofólio e faróis de neblina, as mudanças estéticas das séries também causam pouco ou nenhum impacto financeiro na hora da avaliação. |
Algumas
edições limitadas marcam experiências com novos recursos: os
amortecedores eletrônicos do XR3 Formula foram oferecidos no XR3
comum, ao lado, quando a série se esgotou |
Em alguns casos, optar pela série especial chega a trazer prejuízo. Muitos se lembram do Voyage Los Angeles, alusivo aos Jogos Olímpicos de 1984, pintado num azul muito chamativo
que quase ninguém aprovou. Revender um desses carros foi um desafio.
O primeiro GM com injeção, o Monza 500 EF de 1990, também trouxe perdas:
seus compradores pagaram caro por um modelo já envelhecido, que seria
reformulado para o ano seguinte, aumentando a desvalorização.
Continua |
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