Best Cars Web Site
Segurança

Segurança: seja vivo para sair ileso

Os riscos estão por toda parte, do semáforo à estrada.
Mas você pode se precaver com estas dicas

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Ser assaltado ao volante, sofrer um seqüestro-relâmpago (em que se é obrigado a ir a caixas eletrônicos retirar dinheiro para o ladrão) ou ter o carro roubado ou furtado são experiências que muitos já viveram, mas a que nem todos se previnem de modo adequado. São inúmeras as formas com que motoristas e passageiros facilitam -- ou deixam de dificultar -- a tarefa dos criminosos. É para lembrá-las que o BCWS preparou este guia.

Além de velhos conselhos, como rodar com vidros fechados e portas travadas, evitar longas paradas noturnas em semáforos e não permanecer no veículo estacionado, há muito mais a se precaver. Começa antes mesmo de entrar no carro: olhe em volta e não entre, nem mostre que o automóvel é seu, se houver suspeitos por perto. Volte mais tarde, se possível acompanhado. Ao entrar, procure deixar o local rapidamente, deixando para sintonizar o rádio ou acomodar objetos depois, em local seguro.

Nos semáforos e congestionamentos, mantenha a atenção -- um motorista distraído é presa fácil. Evite ostentar relógios caros ou objetos valiosos no interior; deixe pastas e sacolas no chão ou no porta-malas. Cuidado com motoqueiros, sobretudo em dupla, antiga estratégia de assalto ainda em prática, e com vendedores que podem ter "outra atividade".

Nos semáforos e no trânsito congestionado, procure as faixas centrais: a abordagem do ladrão em meio aos veículos é mais difícil

Óculos escuros podem gerar no assaltante a dúvida de que você possa estar seguindo seus movimentos. Nesse sentido, e também no de dificultar à noite a identificação de um motorista só, as películas escurecedoras para vidros são um item recomendável. Não facilite, também, pedindo informações a pedestres -- é melhor parar em um posto, perguntar a um policial ou ter às mãos um mapa a ser consultado em local seguro.

A questão de avançar ou não o sinal vermelho, à noite, é bastante polêmica. Há o risco de acidente ou de multa, embora em algumas cidades se admita que as câmeras são desligadas no período noturno. A escolha é do leitor, mas em qualquer situação deve-se ter certeza de que a segurança pessoal não traga a insegurança no tráfego. O ideal seria que as autoridades acordassem para a realidade e adotassem o amarelo piscante (que equivale a uma placa "pare" em todos os lados), ainda raro.

Mesmo durante o dia, não tenha pressa em chegar ao semáforo fechado. Diminua a velocidade e, se não se sentir seguro, pare alguns metros antes do último carro. A posição de espera do sinal verde, bem como em congestionamentos, também é importante: nas laterais da rua, sobretudo à esquerda, o assaltante tem maior facilidade porque não precisa andar entre os veículos. Se houver apenas duas faixas, fique à direita. Havendo suspeitos, rode próximo do carro à sua esquerda, estreitando o corredor que facilita a abordagem.

O carro se aproxima de um viaduto ou passarela: presa fácil para o arremesso de uma pedra no pára-brisa. Verifique os retrovisores e procure mudar de faixa, acelerar ou diminuir em cima da hora, para dificultar o acerto

Velhos truques   Se, parado ou rodando devagar, você for abalroado pela traseira, pense duas vezes antes de sair para analisar os danos e discutir. Muitos já foram roubados dessa forma. E não pare se ouvir ruídos de calotas ou outros objetos que pareçam ter caído de seu carro, pois podem ter sido jogados na rua por ladrões. Outro truque antigo é deixar na pista embrulhos e objetos aparentemente valiosos, que podem levá-lo a parar para pegar. Não caia nessa.

Ao chegar a seu destino, atente para a presença de pessoas suspeitas -- lembrando que nem todo ladrão é feio, mal-vestido ou mal-encarado. Dê uma volta no quarteirão e, havendo estranhos, procure aguardar que saiam. Se preciso, recorra à Polícia Militar e peça para ser acompanhado ou que verifiquem os suspeitos antes de você parar. Continua

Segurança & Serviço - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados