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Prepare-se: chuva pela frente

Você e seu carro, com estas dicas, estarão
prevenidos para as próximas trovoadas

Texto: Marcos Lanari - Edição: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Pancadas de chuva são uma situação apavorante para alguns motoristas e subestimada por outros. Qualquer uma das reações, porém, pode levar a uma situação de risco que pode ser evitada tomando-se alguns simples cuidados, a começar pelo automóvel.

O bom estado dos pneus é fator determinante na segurança sob chuva. Sulcos (ranhuras) profundos drenam a água e mantêm grande superfície em contato com o solo, melhorando a aderência. Em pneus idênticos em medida e desenho e montados no mesmo veículo, a capacidade de drenagem é inversamente proporcional ao desgaste, pois um pneu de maior desgaste tem a profundidade dos sulcos reduzida. Fazendo uma analogia, é como se a água tivesse de escoar por canos cada vez mais rasos.

Em algumas estradas já se vêem placas como esta, impondo limites de velocidade mais baixos em caso de chuva. Mesmo onde elas não aparecem, convém reduzir em 20% ou mais

Outro item importante é como estão montados os pneus. Esqueça a crença popular de que pneus em melhor estado devem estar montados no eixo dianteiro: o melhor (menos gasto) par de pneus deve sempre estar no eixo traseiro. Esta montagem previne o sobresterço, ou saída de traseira, em curvas com piso molhado, muito mais difícil de ser corrigido que o subesterço ou saída de frente -- em que um simples alívio no acelerador normalmente resolve o problema.

Uma vez o veículo estando bem "calçado", é hora de se preocupar com a visibilidade -- tanto a habilidade de ver, como a de ser visto. Para a melhor visibilidade possível, o carro deve ter os vidros limpos por dentro e por fora. Limpos internamente, dificultam o embaçamento: para mantê-los assim, um simples pedaço de jornal umedecido com álcool e vinagre (em proporções iguais) ou produto limpa-vidros propicia uma limpeza eficiente.

Ainda para prevenir o embaçamento, é sempre bom lembrar que o ventilador (aquecido se possível) ou ar-condicionado (preferível) deve ser acionado, com ventilação elevada e o fluxo direcionado para o pára-brisa. Não menos importantes são os limpadores de pára-brisa, cuja manutenção preventiva é essencial -- não espere uma chuva forte para se lembrar deles.

O bom estado dos pneus é essencial para dirigir em piso molhado: se os sulcos estiverem rasos, a capacidade de drenagem diminui e o carro pode perder contato com o solo -- a chamada aquaplanagem

As palhetas devem ser mantidas limpas, limpeza que pode ser feita com uma esponja com água aplicada a partir do centro para os extremos. Isso aumenta a vida útil das palhetas e evita riscos no vidro, mas uma vez percebida perda de desempenho significativa, a substituição destas deve ser a mais breve possível. Manter o reservatório de água do limpador com um pouco de detergente neutro ou produto específico facilita a limpeza, removendo a oleosidade que se acumula no pára-brisa.

Tratemos agora da habilidade de ser visto. O automóvel deve possuir sempre iluminação externa impecável, e assim que a chuva começar deve ser acionada. Não queira economizar a bateria num momento desses. Faróis baixos e de neblina, além de melhorar a visibilidade do motorista, facilitam a visualização de seu automóvel por outros carros. Em uma estrada de pista simples, seu veículo será visto de uma distância muito maior, o que permite melhor cálculo de distância na hora de planejar uma ultrapassagem -- razão, aliás, que justifica seu uso todo o tempo em que se roda na estrada. Continua

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