Prepare-se: chuva pela frente Você
e seu carro, com estas dicas, estarão |
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Pancadas de chuva são uma situação apavorante para alguns motoristas e subestimada por outros. Qualquer uma das reações, porém, pode levar a uma situação de risco que pode ser evitada tomando-se alguns simples cuidados, a começar pelo automóvel. |
Em algumas estradas já se vêem placas como esta, impondo limites de velocidade mais baixos em caso de chuva. Mesmo onde elas não aparecem, convém reduzir em 20% ou mais |
Outro item importante é como estão montados os pneus. Esqueça a crença popular
de que pneus em melhor estado devem estar montados no eixo dianteiro: o melhor (menos gasto) par de pneus deve sempre estar no eixo traseiro. Esta montagem previne o sobresterço, ou saída de traseira, em curvas com piso molhado, muito mais difícil de ser corrigido que o subesterço ou saída de frente -- em que um simples alívio no acelerador
normalmente resolve o problema. |
O bom estado dos pneus é essencial para dirigir em piso molhado: se os sulcos estiverem rasos, a capacidade de drenagem diminui e o carro pode perder contato com o solo -- a chamada aquaplanagem |
As palhetas devem ser mantidas limpas, limpeza que pode ser feita com uma esponja com água aplicada a partir do centro para os extremos. Isso aumenta a vida útil das palhetas e evita riscos no vidro, mas uma vez percebida perda de desempenho significativa, a substituição destas deve ser a mais breve possível. Manter o reservatório de água do limpador com um pouco de detergente neutro ou produto específico facilita a limpeza, removendo a oleosidade que se acumula no pára-brisa. |
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