Toda a eletrônica presente nos automóveis de hoje
diminuiu as possibilidades dos mais curiosos de colocarem a mão na
massa. Na década de 70, ensinava-se até a desmontar o cabeçote do
motor para a descarbonização. Hoje a maior parte das tarefas requer o
conhecimento e os equipamentos de uma boa oficina, mas isso não
significa que não se possa efetuar uma checagem preventiva por baixo
do capô.
Cuidar do carro na garagem de casa não é coisa só para fanáticos. A
manutenção preventiva aumenta a vida útil do veículo, reduz o risco de
acidentes e, de quebra, ainda valoriza o carro na hora da revenda.
Exagero? Os engenheiros dos fabricantes garantem que vale a pena -- e,
em seus carros particulares, todos eles cumprem o que recomendam.
“A maior vantagem é que, a longo prazo, você economiza dinheiro
fazendo a manutenção preventiva”, afirma Marco Aurélio Fróes,
consultor técnico da Volkswagen. Em geral, é realmente mais barato
conservar do que consertar.
Os manuais de instrução possuem uma lista de itens para serem checados
pelo próprio motorista. Algumas marcas, para facilitar, destacam os
principais itens para checagem com as cores amarelo, laranja ou azul.
O anel da vareta de óleo e a tampa do reservatório do fluido de freio,
por exemplo, são pintados nessas cores.
O ideal é seguir as recomendações expressas no manual. Mas o leitor
pode ter perdido o livreto ou comprado um
carro usado que veio sem ele. |
Por isso, o BCWS conversou com cinco fábricas
-- Ford, General Motors, Renault, Toyota e Volkswagen -- e elaborou
uma lista de itens que devem ser verificados regularmente.
Evite confiar a checagem preventiva do seu veículo ao frentista do
posto de combustível: além de seu conhecimento técnico ser discutível,
ele tem interesse em vender produtos para ganhar uma comissão. Assim,
se disser que seu extintor de incêndio está vencido, que o radiador
precisa de aditivo ou mesmo que o nível de óleo está baixo, desconfie.
Óleo
do motor
Uma vez
por semana, com o carro em lugar plano, puxe a vareta para medir o
nível. Lembre-se que há duas marcações de referência, uma indicando o
“mínimo” e outra para o “máximo”. Se o nível estiver entre essas duas
marcas está tudo certo.
Algumas marcas recomendam que essa verificação seja feita com o motor
frio. Outras sugerem que esteja quente, mas
desligado há pelo menos cinco ou dez minutos.
Continua |