Charmosa neutralidade

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Centenário em um país sem grandes fábricas de automóveis, o
Salão de Genebra apresenta-se todo ano com o mesmo glamour

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

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O Clément-Bayard de 20 cv, atração do primeiro salão suíço realizado em 1905, e o Opel Laubfrosch de 1925, da segunda edição internacional

A neutralidade de seu território — que não possui grandes fabricantes de automóveis, mas apenas construtores de carros especiais — e o espaço de seis meses dos outros principais eventos na Europa (o de Frankfurt, nos anos ímpares, e o de Paris, nos pares, sempre entre setembro e outubro) são os fatores que garantem, há mais de 100 anos, o sucesso do Salão de Genebra.

Hoje realizado no centro de convenções Palexpo (Palais des Expositions et des Congrès), o evento teve sua primeira edição em 1905, um tempo em que o automóvel era por si só novidade para muita gente. A "Première Exposition Nationale Suisse de l'Automobile et du Cycle", aberta de 29 de abril a 7 de maio daquele ano, apresentava não só carros com motor a combustão, mas também elétricos e a vapor, formas de propulsão que buscavam seu espaço nos primórdios da indústria.

Um desses automóveis, o Clément-Bayard francês, extraía 20 cv de um motor a gasolina de quatro cilindros e 2,3 litros, o bastante para assustar nas ruas, com seu barulho e com o rápido movimento — para os padrões da época, é claro —, os pedestres não acostumados a "carruagens sem cavalos". Depois de três edições anuais (a última delas, em 1907, realizada em Zurique), o salão ressurgia apenas em 1923 e passava a acontecer em março, como ainda hoje.

No ano seguinte ganhava âmbito internacional, tornando-se o "Salon International de l'Automobile et du Cycle". Aquela edição marcou a estreia do Fiat 502, um modelo médio com versões sedã e conversível e motor de 1,5 litro e 23 cv. Em 1925 os alemães lançavam o Opel 4/12 CV Laubfrosch ("três sapos"), primeiro carro do país feito em linha de montagem, que era oferecido como sedã, conversível Torpedo e furgão, sempre com motor de 950 cm³.

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O estande da Mercedes-Benz em dois salões, o de 1924 (à esquerda) e o de 1928, e o bem-sucedido Ford Modelo A apresentado nesse último ano
 
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Enquanto o Mercedes SSK com compressor esbanjava desempenho em 1928, o BMW 326 mostrava cuidados aerodinâmicos no salão de 1936

Concluída a construção do novo pavilhão de exposições Plainpalais em 1926, o salão se mudava para um espaço maior. Dois anos mais tarde a Ford exibia o Modelo A, sucessor do carro que deu rodas à América, o Modelo T. Seria mais um grande êxito, com quase cinco milhões fabricados em cinco anos. Havia também espaço para carros suntuosos e potentes como o Mercedes-Benz SSK, que estreou no evento de 1929 com motor de seis cilindros, 7,1 litros e até 225 cv.

Nos anos 30, pilotos como Rudolf Caracciola se destacariam ao volante desse e de outros Mercedes com compressor. Ou o Maybach Zeppelin de 1931, o topo de linha dessa marca de prestígio, que a Mercedes faria renascer sete décadas depois de seu fim. Com o mesmo nome do famoso dirigível alemão, o carro usava motor V12 de 7,0 litros e 150 cv e podia vir também como conversível. Na edição seguinte do salão a Alfa Romeo lançava o 8C 2300, cujo motor de oito cilindros em linha e 2,3 litros fora desenvolvido para corridas, mas teve variações para uso em rua.

Marcas hoje quase desconhecidas frequentavam os elegantes estandes de Genebra na época. Era o caso da Voisin, fabricante de aviões que em 1933 apresentava o sedã C23, com motor de seis cilindros, 3,0 litros e 90 cv e cuidados com a aerodinâmica.

Modelos revolucionários também estiveram por lá: o Chrysler Airflow em 1934, com sua baixa resistência ao ar e um estilo que criou grande resistência nos consumidores, e o Citroën 7 CV "Traction Avant" no ano seguinte, famoso por usar técnicas como a construção monobloco e a tração dianteira. A BMW mostrava em 1936 o 326, disponível como sedã e conversíveis de duas e quatro portas, com motor de seis cilindros e 50 cv, e um ano depois a Fiat divulgava a toda a Europa o 500 "Topolino", que seria produzido com sucesso até 1955. Continua

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Maybach Zeppelin em 1931, Alfa Romeo 8C 2300 no ano seguinte e Citroën Traction Avant em 1934: luxo, esportividade e tecnologia em Genebra

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Data de publicação: 20/2/10

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