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Palio ganha novo primo


Correspondente europeu do compacto Fiat se renova para comemorar o centenário da marca

Texto: Henrique Mendonça - Edição: Fabrício Samahá

A nova geração do Punto, equivalente europeu do Palio e carro mais vendido no continente, só tem mesmo o nome da antiga. Lançado no centenário da Fiat, traz o novo símbolo da marca que estará presente nos próximos lançamentos; este agora parece um escudo redondo, semelhante ao dos anos 20, mas aperfeiçoado pelo Centro Stile Fiat.

O desenho da nova geração é totalmente novo, misturando linhas retas e arredondadas, com grande personalidade. Entradas de ar concentram-se no pára-choque; já faróis com moldura preta lembram os do Marea. Lanternas traseiras continuam na coluna do vidro -- algo comum hoje mas raro no lançamento do primeiro modelo. Contudo, estão mais harmônicas. A versão de três portas possui apelo esportivo para seduzir os jovens, enquanto o cinco-portas traz elegância e quatro centímetros a mais no comprimento, priorizando o conforto dos passageiros.

Frente agressiva se destaca e traz o novo emblema da Fiat; lanternas traseiras mantêm-se nas colunas. O desenho geral agrada e lembra muito a primeira geração

No interior, linhas curvas e modernas primam pela funcionalidade e beleza. Como nos irmãos maiores, o sistema de áudio fica disposto na parte superior do console, que recebe apliques imitando alumínio na versão esportiva. Ergonomia e baixo nível de ruídos foram aprimorados pela fábrica italiana.

São cinco as opções de motorização; três a gasolina (1,2 litro de 8 ou 16 válvulas e 1,8 litro 16V) e dois a diesel (1,9 D e JTD, este de injeção direta), todos bem elásticos e econômicos, segundo a marca. O consumo dos diesel varia de 12 a 20,4 km/l. O 1,8 de 130 cv, o mais potente deles, é emprestado do Barchetta e substitui o antigo 1,4 turbo monocomando (similar ao do antigo Uno Turbo nacional). Leva o Punto HGT de 0 a 100 em 8,6 s, com máxima de 205 km/h. As outras versões são base, SX, ELX, HLX e Sporting. O câmbio pode ser de 5 ou 6 marchas, mecânico ou Speedgear (automático seqüencial). Há também o Punto Rally, homologado para participar da classe 1600, grupo A do campeonato mundial da modalidade.

Painel modernizado, console imitando alumínio, mais espaço, menos ruído


A suspensão traseira passou a adotar eixo de torção, como no Palio, e o novo Fiat está também mais seguro: a preocupação foi desde comandos básicos com acionamento facilitado até dispositivos como freios antitravamento e controle de tração. Uma comemoração à altura para o centenário da Fabbrica Italiana de Automobili Torino.

Aqui o Palio continua

O Punto não virá para o Brasil. Para os países em desenvolvimento, com suas precárias ruas e lombadas, a Fiat desenvolveu seu "primo pobre", o Palio. Mas algumas inovações do novo italiano, como o moderno e econômico motor 1,2 e o câmbio Speedgear, poderão equipar nosso compacto.

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