A geração de 1988 ganhou estilo mais harmonioso, maiores dimensões e motores de 2,0 e 2,4 litros; note-se o recurso da pintura em dois tons

Remodelada como Prairie Joy, ela ficou mais imponente para atender a pedidos; a versão elétrica (EV) da foto já usava baterias de íon de lítio


Na terceira geração a minivan cresceu ainda mais e adotou a opção de caixa CVT, mas o nome Prairie era abolido em 2001 em favor de LIberty

Para-choques envolventes, em algumas versões associados a molduras laterais no mesmo tom preto, eram adotados em janeiro de 1985. Havia também grade e lanternas traseiras novas, mudanças internas e alteração na quinta porta, que já não levava consigo parte do para-choque — o que trouxe maiores rigidez estrutural e segurança em impactos por trás, ao custo de acesso menos conveniente à bagagem. Em setembro seguinte vinha um motor de 2,0 litros para a versão com tração integral. De 1986 em diante ela foi vendida também nos Estados Unidos, onde se chamava Stanza Wagon, e no Canadá, com o nome Multi.

Na segunda geração (M11), lançada em setembro de 1988 no Japão, a Nissan deixava a Prairie bem mais atraente. Seguindo as várias minivans (em geral de maior porte) lançadas depois dela nos principais mercados, adotava uma linha quase reta para capô e para-brisa, o que elevava a linha de base das janelas e trazia melhor proporção entre vidros e chapa nas laterais. Para ganhar em harmonia, era oferecida uma pintura em dois tons com divisão pouco abaixo das maçanetas e o tom mais claro na parte inferior — a sensação visual era de maior volume nessa região, enquanto a parte de cima mais escura parecia mais compacta aos olhos. Embora as portas corrediças fossem mantidas, a fábrica optou por usar coluna central para obter uma estrutura mais rígida, tanto pela proteção dos ocupantes em colisões quanto pelo comportamento dinâmico — havia queixas de que a carroceria anterior se "torcia" muito em curvas rápidas, o que prejudicava a estabilidade.

A minivan vinha um pouco maior que antes em todas as dimensões, com 4,37 m de comprimento,1,69 m de largura, 1,64 m de altura e 2,61 m entre os eixos, e pesava bem mais, 1.320 kg. Como na anterior, havia escolha entre tração dianteira e integral (com repartição variável de torque entre os eixos conforme a aderência disponível) e entre câmbio manual e automático (este com quatro marchas), mas os motores haviam crescido. De início foi empregado o da série CA de 2,0 litros e duas válvulas por cilindro, com injeção, que fornecia 115 cv e 14,9 m.kgf. Nos mercados dos EUA e do Canadá, onde se chamava Axxess e começou a ser vendida em 1990, a minivan contava com a unidade KA de quatro cilindros e 2,4 litros, também injetada, com três válvulas por cilindro, 140 cv e 21 m.kgf, que trazia desempenho bem superior. Esse motor foi oferecido aos japoneses nas versões 240G de cinco e sete lugares.

Sua carreira durou seis anos no Canadá, onde a tração integral era muito apreciada nas regiões de frio intenso, mas nos EUA ela logo deixou o mercado — foi substituída em 1993 pela Quest, de maior porte e fabricada em uma associação com a Ford, que vendia o modelo como Mercury Villager. Também na Europa a Prairie deu lugar a uma minivan mais ampla, a Serena, lançada em 1991. No Japão, a Nissan percebeu que muitos compradores não haviam aprovado as linhas mais suaves da frente dessa geração e a levou de volta à prancheta. Em agosto de 1995 era apresentada a Prairie Joy, com seção dianteira mais retilínea e imponente — lembrando mais a primeira geração — e traseira alongada para aumentar o espaço a passageiros e bagagem. Nela estreava o motor SR de 2,0 litros, duplo comando e 16 válvulas, com 140 cv e 19 m.kgf; bolsas infláveis frontais tornavam-se itens de série, o que aconteceria dois anos mais tarde com os freios dotados de sistema antitravamento (ABS). A divisão esportiva Autech oferecia um pacote aerodinâmico que foi bastante popular entre os japoneses.

A Prairie serviu como plataforma para um projeto de veículo elétrico, tema em que a Nissan trabalha há muitos anos. A versão EV (Electric Vehicle) de 1997 já adotava baterias desenvolvidas pela Sony com a tecnologia de íon de lítio — comum, por exemplo, em computadores portáteis, mas um tanto rara em automóveis na época. Em novembro do ano seguinte aparecia a terceira geração (código M12) com o nome Prairie Liberty no próprio mercado japonês, agora seu foco de vendas. Ela continuava a crescer e perdia o jeito compacto: 4,57 m de comprimento, 1,69 m de largura e de altura, 2,69 m entre eixos, peso de 1.630 kg. Capô proeminente com ângulo discreto para o para-brisa, linhas convencionais e portas corrediças continuavam seus elementos de projeto, mas a área envidraçada estava menor, uma tendência da época. A segurança ganhava espaço com a opção de bolsas infláveis laterais e do tipo cortina.

Além do motor de 2,0 litros e 140 cv já conhecido, estava disponível uma versão turbo da mesma série SR com 230 cv e 28 m.kgf, associada a tração nas quatro rodas, que oferecia desempenho surpreendente para uma minivan. Mais tarde o SR cedeu espaço ao mais moderno QR de igual cilindrada com 147 cv e 20,4 m.kgf. O câmbio era sempre automático, de quatro marchas nas versões com tração integral e de variação contínua (CVT) para carros de tração dianteira. Portas corrediças com acionamento elétrico e um mecanismo voltado a portadores de deficiência física eram oferecidos em 2001: a quinta porta levantava-se por mecanismo elétrico e uma plataforma para colocar a cadeira de rodas movia-se para fora. Também nesse ano vinham grade e para-choques modificados e o nome Prairie desaparecia do modelo, agora chamado apenas de Liberty — curiosamente, o mesmo batismo escolhido pela Chrysler para o Jeep Cherokee de nova geração quando vendido nos EUA.

Uma edição comemorativa dos 70 anos da marca (a G 70) era apresentada em 2003, com ajuste elétrico dos bancos e outros refinamentos, e um ano depois aparecia a série especial L, com bancos especiais e faróis com lâmpadas de xenônio. Com o lançamento da Nissan Lafesta, em dezembro de 2004, a pioneira entre as minivans abandonava o mercado.

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