Classe em alta velocidade

Nos anos 50, poucos carros de quatro lugares andavam como o
Jensen 541, modelo dos mais expressivos da marca britânica

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Menor que o Interceptor, mas dotado da mesma mecânica, o 541 tinha carroceria de plástico e vincos no para-lama como os do Mercedes SL

No interior, cinco opções de cores no revestimento de couro e painel bem-equipado; o defletor móvel no lugar da grade tinha comando interno

A fábrica inglesa Jensen Motors, Ltd., mais conhecida pelos avançados modelos Interceptor e FF produzidos entre os anos 60 e os 70, foi fundada em 1934 pelos irmãos Allan e Richard Jensen em West Bromwich, a oeste de Birmingham, na Inglaterra. Ao comprar o maquinário da extinta W. J. Smiths & Sons, os irmãos tornaram-se construtores de carrocerias para outros fabricantes ingleses como Morris, Singer, Standard e Wolseley.

Após elaborar uma carroceria para "vestir" um chassi Ford por encomenda do ator Clark Gable, ainda naquele ano, chamaram atenção da marca norte-americana a ponto de firmar um acordo de fornecimento para ela, o que originou o Jensen-Ford. Já em 1935 apresentavam o primeiro automóvel próprio, o Jensen S-Type, com motor V8 também da Ford. Durante a Segunda Guerra Mundial a produção foi suspensa, mas em 1946 a marca retornava com o sedã de luxo PW. No mesmo ano o projetista Eric Neale, que trabalhava na Wolseley, entrava na Jensen para começar o desenho do primeiro cupê esporte na fase pós-guerra da empresa, o Interceptor de primeira geração, lançado em 1950.

Um dos modelos mais marcantes da Jensen, o 541 era apresentado no Salão de Londres de 1953 para ter iniciada a produção no ano seguinte. Também desenhado por Neale, tinha a carroceria feita de plástico reforçado com fibra-de-vidro, tecnologia rara na época, e aplicada a um chassi de aço. O processo permitiu expressiva redução de peso: com 1.220 kg, ele era 150 kg mais leve que o Interceptor da época. No protótipo do salão a carroceria era de alumínio, material muito usado no pós-guerra diante da falta de aço no mercado — o jipe Land Rover foi um dos que o empregaram, já em 1948. As linhas do 541 eram imponentes, mas não revolucionárias. Muitas curvas formavam o estilo requintado e com ligeira esportividade, em que os para-lamas e os faróis destacavam-se em relação ao capô longo, um arranjo típico da década.

Detalhe interessante é que o espaço oval abaixo da tampa do motor, onde estaria normalmente a grade, vinha ocupado por uma peça móvel com acionamento a partir do painel, para que o motorista controlasse a quantidade de ar admitida para o radiador — o que ajudava a abreviar seu aquecimento no rigoroso inverno britânico. As portas permaneceram de alumínio e toda a seção dianteira, com capô e parte dos para-lamas, formava uma só peça que se abria para trás para acesso aos órgãos mecânicos. Os fortes vincos nos para-lamas dianteiros lembravam, curiosamente, os do Mercedes-Benz 300 SL da mesma época, causando controvérsia sobre qual marca imaginou a solução primeiro. A cabine recuada tinha formas arredondadas e um vidro traseiro envolvente. Uma versão conversível, a Drop Head Coupe De Ville, foi oferecida por meio de conversão pela empresa E. D. Abbott da cidade de Farnham.

No interior luxuoso de quatro lugares do 541, com revestimento em couro disponível em cinco opções de cor, os bancos dianteiros individuais eram separados pelo largo console. O traseiro podia ser rebatido para ampliar o espaço de bagagem. O painel trazia conta-giros como opcional e o grande volante tinha três raios. A Jensen o apresentava como "um sedã compacto capaz de alta velocidade, quando desejado, e com aceleração muito rápida. Ele não substitui de modo algum o Interceptor. Acreditamos que muitos não precisam de sua generosa acomodação para passageiros e bagagem, mas querem um carro com conforto para motorista e passageiro, bom espaço para bagagem e razoável acomodação para dois ocupantes adicionais no banco traseiro". Continua

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Data de publicação: 24/11/09

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